Entre 5 e 15 de Setembro, o cinema de autor volta a invadir a Figueira da Foz.

Desta feita, são mais de 160 os filmes que o Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz - Film Art 2019 traz à cidade na foz do Mondego em representação de 57 países.

18 longas metragens correspondendo a 18 paises diferentes ocuparão, com sessões duplas, a programação do Pequeno auditório do CAE. Mas as curtas de ficção e os documentários que passarão pelo Museu Municipal, as produções realizadas em ambiente escolar da Sala 3 do CAE e os video-clips da Casa Havaneza e do Jet7.5, darão, por estes dias, motivos suficientes para sair de casa e visitar, de uma outra forma, o mundo.

Para a abertura oficial do certame, às 21h30 do dia 5, pensámos fazer algo diferente, começando com um Cine-Concerto, mas, Cine-concertos e documentários sobre músicos e músicas farão parte das noites do Grande Auditório até ao dia 12, sempre com sessões marcadas para as 23h45.

Susana Paiva será a responsável pelo workshop como[ac]ção onde, ao longo de uma semana, cada participante será convidado a criar um pequeno projeto fotográfico que reflicta os diálogos possíveis entre fotografia e cinema na combinação/interacção de tempo, espaço, acção e emoção.

Também a Universidade de Coimbra, através do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas do Departamento de Física se vem associar, este ano, ao FICFF - FA 2019, nas tardes dos dias 13 e 14, com 4 filmes, visando a comemoração dos 50 anos da missão Apolo XI, e com sessões de debate que se adivinham animadas.

A celebração dos vencedores terá lugar no Casino Figueira dia 14 a partir das 22h00 numa Sessão de Encerramento com entrega de prémios, em que, para a animação, contamos com a participação de vários artistas figueirenses, podendo os filmes eleitos, pelos diferentes Júris nas diversas categorias, ser vistos, no dia 15, a partir das 15h00, no Pequeno Auditório do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira Foz.