quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Livros | Conhecimentos vs Competencias

Debate na educação: 
novo livro defende tese para inovar sistema de ensino

«A disputa é antiga e disparatada.» O secretário de Estado da Educação João Costa e o vice-presidente da Câmara de Almada João Couvaneiro discordam da dicotomia entre conhecimentos e competências que divide o sistema de ensino em Portugal. Profundamente ligados à docência, os dois autores explicam no livro Conhecimentos vs. Competências o porquê destes conceitos serem indissociáveis e imprescindíveis para o futuro da educação. A obra, editada pela Guerra e Paz, chega às livrarias de todo o país na próxima terça-feira, dia 3 de Setembro.

«Não há competência sem conhecimento. O conhecimento é a base sobre a qual tudo se constrói e, por isso, ninguém razoável o rejeitaria.» João Costa, actual secretário de Estado da Educação, e João Couvaneiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Almada e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, não têm dúvidas quanto à indissociabilidade de competências e de conhecimentos na aprendizagem de crianças e jovens.

Os dois docentes defendem no livro Conhecimentos vs. Competências: Uma Dicotomia Disparatada na Educação que chega às livrarias nesta rentrée, um sistema de ensino apoiado na inclusão, na avaliação para além da memória e na cidadania em detrimento do que entendem ser uma falsa e disparatada dicotomia que divide os alunos entre o «horror ao conhecimento» e a falta de competências.

Sem barreiras, para além dos muros da escola. Um livro que apresenta o declínio das estratégias de aprendizagens utilizadas na escola de hoje e propostas concretas para o futuro da educação. A aprendizagem personalizada, baseada em problemas reais ligados à experiência quotidiana dos alunos. Para alunos, pais, professores, decisores políticos, mundo empresarial.

António Sampaio da Nóvoa, reitor honorário do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e ex-candidato presidencial, assina o prefácio da obra, apoiando a tese defendida pelos autores. «Podemos construir belas fortalezas argumentativas, na margem direita ou esquerda, na margem dos “conhecimentos” ou das 
“competências”, mas seremos incapazes de compreender o acto de educar.»

Conhecimentos vs. Competências chega às livrarias de todo o país no próximo dia 3 de Setembro, terça-feira. A obra poderá ainda ser adquirida no site oficial da Guerra e Paz, Editores.

Os autores decidiram ceder os seus direitos às escolas secundárias que frequentaram: Escola Secundária D. João II, em Setúbal, e Escola Secundária Leal da Câmara, em Rio de Mouro.

O lançamento está marcado para o próximo dia 5 de Setembro, pelas 18h30, no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, em Lisboa. A sessão será apresentada por Álvaro Laborinho Lúcio, ex-ministro da Justiça, professor catedrático e escritor.


Conhecimentos vs. Competências
João Costa e João Couvaneiro
Não-Ficção / Educação
172 páginas · 15x23 · 15,90 €
Nas livrarias a 3 de Setembro




Nenhum comentário:

Postar um comentário