quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Figueira Foz: Caderno Municipal 53, uma publicação com valor ímpar

A Casa do Paço foi o local escolhido para acolher, na passada sexta-feira, 20 de setembro – dia em que se assinalou o 137º aniversário da elevação da Figueira da Foz a cidade, a sessão de lançamento e apresentação do caderno municipal 53 “II Encontros de Cultura e Património | A Visita Real de 1882”.
A sessão foi animada pelo Grupo de Teatro Amador “As Personagens”, que protagonizou alguns momentos dramatizados, que recriaram a visita do rei D. Luís I e da rainha D. Maria Pia de Sabóia, a 3 de agosto de 1882, para inauguração da Linha da Beira Alta. 
A animação musical esteve a cargo da Filarmónica Figueirense, que interpretou peças do compositor figueirense, António Campos, de salientar, as mesmas que à data da visita real foram apresentadas na receção oficial.
A sessão contou com a presença do vereador Nuno Gonçalves, que aludiu à inauguração da Linha da Beira Alta e à visita real, na qual o rei D. Luís I viria a anunciar publicamente a elevação da Figueira da Foz a cidade. 
A respeito do caderno municipal, Nuno Gonçalves referiu que “só entendemos a nossa história se a conhecermos e por isso esta publicação tem um valor ímpar”.
A apresentação do caderno, que é fruto do encontro científico organizado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, em setembro de 2018, para assinalar o Ano Europeu do Património Cultural, coube a Professora Universitária e Investigadora,  Irene Vaquinhas, que referiu ter “especial apreço pela divulgação e investimento que o Município faz na preservação da histórica e no contributo, para a memória coletiva” e salientou a importância da inauguração da linha férrea para o desenvolvimento da cidade, a qual “contribuiu para colocar a cidade no mapa da europa, com um aumento do turismo sem par, bem como, para a elevação a cidade”.
O  caderno municipal, que se encontrará à venda nos equipamentos culturais municipais, por 10€, reúne artigos de onze investigadores: Ana Marques Pereira, Bruno Sampaio Lopes, Carlos Eduardo Batista, Francisco José Cruz Velho da Costa, Guida Cândido, Hugo Silveira Pereira, Inês Pinto Jordão, Irene Vaquinhas, Isabel Drumond Braga, Paulo Jorge Fernandes e Ricardo Manuel Santos. 
NDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário