A Festame – Feira do Município da Mealhada, com a adesão à iniciativa da ERSUC "Ecoevento" conseguiu converter cerca de 2500 quilogramas de embalagens em 545,60 euros, cujo prémio foi entregue à Escola Profissional Vasconcellos Lebre para impulsionar a correta separação de resíduos.
A Festame assumiu o compromisso de criar e implementar um sistema de recolha seletiva para deposição dos resíduos produzidos e, na primeira edição em que se propôs a ser Ecoevento, conseguiu um resultado de 545,60 euros, prémio atribuído pela correta separação 2480 quilogramas de embalagens, graças ao envolvimento ativo das tasquinhas e expositores.
Este valor foi entregue à Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) para apoio do desenvolvimento do protótipo do AutoRecycle, um projeto desenvolvido por alunos da EPVL no âmbito do Concurso de Ideias promovida pela Comunidade Intermunicipal da região de Coimbra (CIM-RC). O AutoRecycle é uma máquina capaz de fazer a reciclagem automaticamente. O lixo será colocado numa passadeira e os vários materiais irão ser detetados através de sensores. Estes sensores enviarão um sinal para o autómato, que por sua vez, comandará os motores com o objetivo de os diferentes materiais seguirem a trajetória correta.
O Ecoevento é uma iniciativa da ERSUC que desafia os organizadores de eventos a solicitar esta classificação, destacando-se pelo compromisso de redução do impacte ambiental resultante do evento e promovendo a gestão adequada de resíduos.
Além da  separação de resíduos, na Festame 2019 decorreram várias ações de sensibilização por parte da ERSUC. A EPVL teve, em exposição, o protótipo no stand da EPVL e o Centro de Interpretação Ambiental de Mealhada organizou ações de sensibilização ambiental com atividades práticas de recolha e separação de lixo, na envolvente da EPVL.