quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

360º - Investigação Observador: ouça as outras chamadas que afastaram médico do INEM. Os conspiradores estão à espera de Montenegro para desafiar Rio

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Há mais casos polémicos no processo do médico que trabalhava no transporte por helicóptero e foi afastado do INEM. Como escreve a Sara Antunes de Oliveira, além do episódio da tourada foram investigados outros dois: um idoso com um AVC que António Peças recusou transportar e a resistência ao transporte de uma mulher com um aneurisma. Ouça as chamadas aqui.

Ontem, surgiram fotos relativas ao caso da tourada. O médico que terá dito que se sentia indisposto para não transportar um doente esteve mesmo numa tourada, naquele dia e por volta da mesma hora. As imagens que o mostram fazem parte da reportagem fotográfica feita por um site dedicado à tauromaquia.

A Procuradora-Geral da República já confirmou ao Observador que está a investigar o médico do INEM de Évora. António Peças é suspeito de prestar serviço no hospital e ao INEM ao mesmo tempo. 


Mais informação importante

No PSD, está de volta a possibilidade de uma disputa pela liderança. Luís Montenegro deu o sinal que os críticos de Rio aguardavam, dizendo que “este estado de coisas tem de acabar e isto tem de mudar”. E prometeu mais "em breve". A moção de censura é a arma dos conspiradores e Rio respondeu-lhes dando gás às europeias, como se tudo estivesse a correr normalmente.

A administração do Hospital de São João, no Porto, demitiu-se depois de o mandato ter cessado. O hospital assegura que foi para "facilitar a substituição". Mas o bastonário diz que podem existir outras razões.

Afinal, Marcelo mudou ou não de opinião sobre as propinas? (O Presidente diz que evoluiu.) E Manuel Heitor? (O ministro garante que não.) E já agora: as propinas são mesmo para acabar? (Mais ou menos.)

Depois do aeroporto, o Governo anunciou mais dinheiro para expandir o Metro de Lisboa. António Costa fala num “grande investimento na mobilidade urbana”. Grande, é.

Quais vão ser os maiores investimentos para a próxima década? Hoje deve ser aprovado o Programa Nacional de Investimentos para 2021/2030. No papel estão previstos 20 mil milhões de euros para infraestruturas. A ferrovia tem a maior fatia.

Na primeira audição da comissão parlamentar de inquérito a Tancos, o antigo comandante do Regimento de Infantaria deu as suas razões para o caso: fim do Serviço Militar Obrigatório, contratos de seis anos para militares que depois saem para a vida civil e a responsabilidade de segurança de material sensível nas mãos de (atenção ao detalhe) militares naturais de “bairros problemáticos”.

O Tribunal Constitucional não aceitou o argumento da REN de que a contribuição sobre o setor energético é inconstitucional. O efeito pode atingir a Galp, que contesta a CESE. O conflito com fisco já supera os 500 milhões.

Hoje começa a convenção do Movimento Europa e Liberdade, uma espécie de "Aula Magna do centro-direita" que alguns vêem como mais uma manifestação da oposição anti-Rio. Assunção Cristas e Santana Lopes vão falar.

Há mais desenvolvimentos nas novelas dos programas da manhã:

Donald Trump abandonou ontem uma reunião com os democratas  para negociar o fim do "shutdown" depois de lhe serem negado fundos para o muro. No Twitter, o Presidente escreveu "bye bye" e disse que foi "uma perda de tempo". Este encerramento do governo americano já é o segundo mais longo da História, escreve o New York Times.

Os deputados ingleses voltaram a debater o Brexit. Para além das farpas de Corbyn, May sofreu uma nova derrota com uma emenda apoiada por alguns dos seus próprios deputados para que apresente um plano B. O debate ficou ainda marcado pelas dúvidas sobre a "integridade" do presidente da Câmara dos Comuns.


Os nossos Especiais

Nicolás Maduro toma hoje posse para o seu terceiro mandato presidencial. Está praticamente sozinho, sem líderes internacionais relevantes ao seu lado. E vai governar um país que já não é normal. Apesar de ser uma das maiores potências petrolíferas do mundo, e de ter sido uma das nações mais ricas da América do Sul, a Venezuela está à beira do colapso. O João de Almeida Dias explica os números de quatro pesadelos:
  1. A escassez alimentar;
  2. A insegurança galopante;
  3. A falência do sistema de saúde;
  4. E o êxodo de todos aqueles que querem fugir a este cenário.

O caso da inspetora da PJ que foi condenada e absolvida quatro vezes pode ter chegado ontem ao fim. Ana Saltão era a principal suspeita da morte da avó do marido, mas ontem a Relação de Coimbra declarou-a inocente. A Carolina Branco conta os detalhes do processo.


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve "Apetece-me puxar da pistola quando não se calam com o populismo": "O fantasma do populismo serve hoje para justificar todas as piruetas dos políticos, mas de caminho vamos esquecendo que são os problemas que ficam por resolver que alimentam os ressentimentos radicais".

Helena Garrido escreve "Corrupção e justiça em Portugal não é um problema?": "O Governo anda irritado com a OCDE porque quer falar sobre a justiça e corrupção em Portugal. Não há nenhum problema? A crise expôs muitas más práticas e violações à lei. Quantos casos estão julgados?"

José Ferreira Gomes escreve "As propinas vão acabar!": "Com este governo diminuiu a despesa executada anualmente pela FCT; diminuiu a transferência para as instituições; diminuiu a despesa com Ação Social. Mas agora acha que pode aumentar a despesa em 30%".

João Dias da Silva escreve "Tempo de serviço dos docentes tem de ter solução": "O Governo não pode ignorar o tempo de serviço prestado, passando uma esponja sobre ele. Pelo contrário, é de elementar justiça que os professores retomem o desenvolvimento das suas carreiras".


Notícias surpreendentes

Hoje estreia “Vox Lux” e Natalie Portman é o melhor de um filme ambicioso mas desequilibrado. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.

Há mais dois filmes para ver esta semana: “Terra Franca” é um documentário da portuguesa Leonor Teles; e “Astérix: O Segredo da Poção Mágica” é uma animação digital que tem como heróis Astérix e Obélix
 
Hoje temos dois aniversários que vale a pena celebrar:
  • O Tintin faz 90 anos e André Abrantes Amaral explica que "o seu segredo é ser normal". "É o que qualquer um de nós pode ser: corajoso e intrépido, frontal e leal. Decidido e bondoso. Perspicaz e atrevido."
  • “Os Sopranos” faz 20 anos e o argumentista e realizador Artur Ribeiro recorda a importância da série e o seu papel de figurante num dos episódios.

Kate Middleton faz 37 anos e está na família real há oito. Como é que o seu look foi evoluindo? O Mauro Gonçalves mostra.

O New York Times põe os Açores no top 10 dos sítios a visitar em 2019. O jornal destaca a "exuberância verde mítica", as termas naturais e os vulcões — e tem toda a razão. Veja a lista completa das 52 escolhas.

 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa
______________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário