sexta-feira, 26 de abril de 2019

COIMBRA | Câmara abre espaço de cowork na Baixa de Coimbra

Luís Marinho, Amílcar Falcão, Manuel Machado e Daniel Azenha na cerimónia de inauguração
O novo Espaço Municipal de Cowork Pátio – Criatividade e Inovação, situado em plena Baixa da cidade, no Pátio da Inquisição, vai entrar em funcionamento no próximo dia 2 de maio.
O projeto desenvolvido pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra pretende dar resposta às exigências das novas configurações da economia portuguesa, proporcionando a todos os empreendedores interessados um espaço de trabalho partilhado, com acesso aos recursos essenciais ao funcionamento de uma empresa.
A Filarmónica União Taveirense abrilhantou a inauguração
A autarquia afiança que é um projeto que se insere, também, na estratégia de regeneração urbana da cidade e de revitalização do seu centro histórico e que pretende tornar este espaço num polo dinamizador de indústrias criativas e de incentivo ao aparecimento de novas empresas e negócios. As candidaturas podem ser apresentadas a partir de hoje.
Reabilitado o edifício da Ala Central do Antigo Colégio das Artes, no Pátio da Inquisição, estão agora reunidas as condições para que o novo Espaço Municipal de Cowork comece a acolher os empreendedores interessados em desenvolver as suas ideias e em transformá-las em negócios. Isto, num espaço partilhado, no qual dispõem de um conjunto de recursos necessários ao funcionamento de uma empresa (energia elétrica, internet, mobiliário, equipamento, salas de reunião com material informático, serviços de apoio e receção) e onde podem trabalhar e trocar ideias entre si, criar sinergias e formar parcerias de negócio.
Carina Gomes, vereadora da Cultura e Turismo, explica como vai funcionar o espaço municipal
Este espaço municipal dispõe de uma sala de cowork, devidamente equipada, sala de reuniões e uma copa, bem como serviços de apoio e receção, e tem uma capacidade total de 30 a 40 pessoas. O seu horário de funcionamento é de segunda-feira a domingo.
Situa-se em pleno coração da cidade, na Baixa de Coimbra, numa zona com uma vasta oferta de serviços que facilitam o quotidiano das empresas que ali se venham a instalar: restaurantes, diversas tipologias de alojamento, teatro, museus e monumentos históricos, espaços verdes e uma rede de transportes muito acessível, que inclui autocarros urbanos, comboios, praça de táxis e terminal rodoviário.
Manuel Machado fez uma visita guiada ao Cowork
O novo Espaço Municipal de Cowork pretende ser um vetor para a criação de um ecossistema criativo no centro da cidade de Coimbra, tornando-se um ponto privilegiado de troca de conhecimentos, aprendizagens conjuntas e desenvolvimento cooperativo de novas tendências e ideias de negócio. Os seus principais objetivos passam por: criar um ambiente de impulso à criatividade; estimular a criação de empresas, associações e emprego próprio, apoiando os empreendedores no início da sua atividade; fomentar o networking e os contactos entre os utilizadores; acolher com regularidade profissionais das áreas culturais e criativas; disponibilizar apoios de natureza diversa através do estabelecimento de parcerias; e promover ações de formação.
As candidaturas ao Cowork Pátio podem ser realizadas por pessoas singulares ou empresas com menos de três anos de atividade e devem ser efetuadas através da submissão de um formulário que está online no website ou no balcão de atendimento da CM Coimbra. Os interessados podem candidatar-se a uma utilização de caráter anual, semestral, mensal ou pontual até um período máximo de 20 dias. A gestão e acompanhamento do espaço será assegurada pelos serviços municipais, a quem compete, ainda, promover ações de formação, acompanhar o desenvolvimento dos projetos dos coworkers e elaborar relatórios de progresso, fazer a reserva de salas de reuniões e do equipamento necessário e encaminhar correspondência.
NDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário