sexta-feira, 26 de abril de 2019

Porto de Mós | Dia da Liberdade assinalado em Porto de Mós



Porto de Mós assinalou o Dia 25 de Abril com um programa de atividades alargado, iniciativa da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Porto de Mós.

Entre exposições, palestras, teatro, música, espetáculos multimédia e cerimónias solenes, os valores de Abril foram evocados como memória a perpetuar e princípios a preservar, hoje e no futuro.

Segundo as palavras da Presidente da Assembleia, celebrar o 25 de Abril é importante, sobretudo, para mostrar aos mais jovens a conquista que este acontecimento trouxe aos portugueses e ao seu modo de vida e, para isso, é preciso conhecer, reconhecer e valorizar a História.

O programa de atividades teve como pontos altos as inaugurações das exposições “O nascimento de uma democracia” e “A palavra é “corte-se”", pela voz de José Pacheco Pereira, ambas em memória de José Augusto da Silva Marques, seguida de uma conversa sobre "25 de abril e a importância da memória".

Em linha com o objetivo de manter vivas as memórias deste acontecimento, foi inaugurada a exposição “Quotidianos da Revolução: o 25 de abril no concelho de Porto de Mós - documentos, objetos e testemunhos da revolução”.

O programa contou, ainda, com a presença de Manuel Antunes, médico cardiologista, que abordou a temática “Reinventar o serviço nacional de saúde”.

No final, foi ao som das músicas de abril que se encerraram as cerimónias do Dia da Liberdade.



Patrícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário