domingo, 27 de junho de 2021

Liga MEO Surf: Luta pelo título masculino ao rubro na Praia Grande


Quadro de competição - Clique aqui
Fotografias do dia 2 (Créditos Jorge Matreno/ANSurfistas) - Clique aqui
- Vasco Ribeiro superou a ronda 3 e está mais perto de festejar;
- Afonso Antunes não desarma e também segue firme na luta;
- Halley Batista fez a melhor performance masculina do dia;
- Carolina Mendes brilhou com melhor score da prova até ao momento;
- Halley e Carol venceram ainda as Go Chill Expression Sessions;
Fotos: Vasco Ribeiro, Carolina Mendes e Halley Batista (Jorge Matreno/ANSurfistas)
Sintra (26/05/2021) - Vasco Ribeiro aproximou-se, este sábado, da conquista do quinto título nacional da carreira, depois de ter superado mais uma ronda no Allianz Sintra Pro, a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2021. Após uma manhã animada na Praia Grande, que contou com várias eliminações entre os primeiros do ranking, Vasco cumpriu a sua missão, mas viu Afonso Antunes responder à letra, deixando as contas do título ao rubro.

Com a prova a retomar pelas 10H30, foi a ronda 3 masculina a ir para a água em primeiro lugar. E no primeiro heat do dia houve logo uma perda na luta pelo título, com Guilherme Fonseca a ser eliminado num heat em que Arran Strong e Jácome Correia seguraram o passaporte para os quartos-de-final. Com menos um adversário pelo caminho, no heat seguinte Vasco Ribeiro cumpriu com o seu favoritismo e saiu vitorioso de uma bateria que o colocou uma ronda mais próximo do título.

Contudo, Afonso Antunes não cedeu à pressão da luta pelo título e respondeu na mesma moeda no heat seguinte, onde venceu uma forte concorrência. Com 10,20 pontos somados, o vice-líder do ranking deixou Miguel Blanco no segundo posto, com João Kopke e Joaquim Chaves a ficarem pelo caminho. O desfecho destes primeiros heats deixaram apenas Vasco Ribeiro e Afonso nas contas para decidir o título já nesta etapa. A partir de agora, caso Vasco Ribeiro faça um melhor resultado que Afonso Antunes garante o título já de forma antecipada na Praia Grande.

Requisitos para Vasco Ribeiro ser campeão nacional por antecipação no Allianz Sintra Pro:
– Se vencer a etapa é campeão nacional;
– Se chegar à final e Afonso Antunes não vencer a etapa;
– Se chegar às meias-finais e Afonso Antunes não chegar às meias-finais;

Para o final da ronda ficou o melhor, com Halley Batista lançado para repetir a final feita no Porto. Com 13,25 pontos, Halley venceu facilmente a bateria 4, conseguindo ainda o melhor score da ronda. Isto fruto do seu arsenal de aéreos, que coloca toda a concorrência em dificuldades. Após esta ronda, sobram apenas três surfistas do top 10 em prova – Diogo Martins (9.º) junta-se a Vasco Ribeiro (1.º) e Afonso Antunes (2.º) nos quartos-de-final man-on-man -, o que demonstra bem a quantidade de surpresas que tem havido neste Allianz Sintra Pro.

Quartos-de-final masculinos
H1: Arran Strong x Diogo Martins
H2: Vasco Ribeiro x Jácome Correia
H3 Afonso Antunes x Eduardo Fernandes
H4: Halley Batista x Miguel Blanco

Após a ronda 3 masculina foi a vez de a prova feminina regressar à água. Este sábado ficou marcado pela estreia da líder do ranking Carolina Mendes, que na véspera não competiu devido a uma desistência no heat em que estava inserida na ronda inaugural. E Carol não fez por menos, conseguindo igualar o melhor score de toda a prova até ao momento. Com 15 pontos, fruto de uma onda de 8 pontos e outra de 7, a licra amarela feminina venceu o heat 3, onde Carolina Santos também seguiu em frente, com Camilla Kemp a ficar pelo caminho nesta disputa.

Quem também voltou a estar em bom plano foi Teresa Bonvalot, que venceu a quarta e última bateria da ronda, onde Mafalda Lopes foi segunda classificada. Francisca Veselko e Gabriela Dinis venceram as outras baterias da ronda, com Carina Duarte e Camila Cardoso a completarem o lote de surfistas que também avançaram para a fase seguinte, onde já só estão em prova as 8 melhores surfistas e com um prometedor heat em perspetiva, que vai juntar Carolina Mendes a Teresa Bonvalot.

Ronda 3 feminina
H1: Gaby Dinis x Francisca Veselko x Carina Duarte x Camila Cardoso
H2: Carolina Mendes x Teresa Bonvalot x Carolina Santos x Mafalda Lopes

Ao início da tarde foram para a água as Go Chill Expression Sessions masculina e feminina, onde o triunfo sorriu a Halley Batista e Carolina Mendes, que confirmaram o domínio mostrado anteriormente nas rondas disputadas no dia de hoje, levando cada um para casa um prémio de 500 euros.

Depois de algumas horas de espera, envolvendo duas chamadas, às 16 e 17 horas, a organização da prova decidiu dar por terminada a ação por este sábado. Dessa forma, para domingo está marcada uma chamada madrugadora para as 07H00, de forma a aproveitar o melhor período de ondas do dia, numa altura em que faltam disputar-se três rondas masculinas e três femininas, num total de 12 heats e cerca de 6 horas de competição.

Agenda para domingo
07H00 – Chamada para o segundo dia do Allianz Sintra Pro
12H00 - Finais do Allianz Sintra Pro
13H00 - Entrega de prémios do Allianz Sintra Pro

A nível televisivo, tendo presente a proibição de público nos termos legais, o Allianz Sintra Pro poderá ser acompanhado a partir de casa em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2021 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Portugal, Bom Petisco, Go Chill, Joaquim Chaves Saúde, Super Bock, Somersby, Rip Curl, Ericeira Surf and Skate, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Sintra, e o apoio técnico do Clube Recreativo da Praia das Maçãs e da Federação Portuguesa de Surf.


Mais informações em www.ansurfistas.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário