“Eh pá, não sejas Coca-bichinhos!” – Dicionário de expressões bichosas, o novo livro de Lurdes Breda, vai ser apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede, amanhã, dia 25 de março, às 16h00. A publicação tem ilustrações de Tânia Clímaco e será editado pela Hora de Ler, a propósito do “Dia Internacional do Brincar” (World Play Day), celebrado em mais de 40 países, incluindo Portugal, no dia 28 de maio.
Na sessão estará Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, que vai estar na sessão acompanhado pela autora e com a apresentação editorial da escritora e contadora de histórias, Sofia Souto Moniz. A obra é composta por um conjunto de curtos e divertidos textos, baseados em expressões variadas e ditados populares, em cuja composição constam obrigatoriamente diferentes animais. Há o intuito de, por um lado, preservar no tempo um rico património da língua e da cultura portuguesa e de, por outro lado, sensibilizar para o conhecimento dos mais diversos habitats e para a proteção das espécies. Como curiosidade todos os animais apresentados no livro podem ser encontrados em ecossistemas de Portugal continental e nas ilhas, apesar de algumas das expressões utilizadas terem origem em diferentes países lusófonos, intencionalmente integradas no projeto de modo enriquecê-lo literária e culturalmente, cultivando diferentes valores e o respeito pela diversidade.
Esta divertida publicação contribui de uma forma divertida para a educação, convivência e desenvolvimento dos sentidos das crianças, atividades muito importantes no conhecimento, não só com o meio que a rodeia, mas igualmente com o mundo.
“Eh pá, não sejas coca-bichinhos!” torna-se assim, um brinquedo em forma de papel, capaz de provocar o riso, de estimular a curiosidade e a imaginação, mas também potenciador de aprendizagens variadas.
Sobre Lurdes Breda
Lurdes Breda frequentou o curso de Línguas e Literaturas Modernas – Variante Estudos Portugueses da Universidade Aberta. É autora de trinta obras e coautora de outras doze, editadas em Portugal, no Brasil e em Moçambique. É conhecida, sobretudo, como escritora de livros para crianças e jovens. Lurdes Breda foi premiada em vários certames literários nacionais e internacionais. Em 2005 foi distinguida com o Prémio “Mulheres de Valor” e, em 2014, recebeu a Medalha de Mérito Municipal Cultural.
Sobre Sofia Souto Moniz
Sofia Souto Moniz é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Para além do ensino da disciplina do Inglês, dedica-se, desde 2009, a atividades de narração oral em escolas, bibliotecas e diversas outras instituições, dinamizando sessões das suas “histórias com cor e movimento” - Contos de África, Ásia, Europa e contos de autor, para públicos de diferentes idades. Sofia Souto Moniz é autora de quatro livros infantojuvenis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário