Informa-se que, devido à melhoria das condições meteorológicas, existe já um desagravamento das situações de cheia/inundação nos municípios da Região de Aveiro. Contudo, devido a necessidade da manutenção de operações de reposição da normalidade, mantém-se ainda ativo preventivamente o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro, desde 101800FEV26, embora se verifique, de forma geral uma descida dos níveis hidrométricos. Estão ainda ativos todos os Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil referenciados no comunicado 01/26, de 10 de fevereiro. Continuam os trabalhos de reparação e recuperação dos danos, bem assim como as ações de vigilância e acompanhamento permanente de todas as situações, pelos Serviços Municipais de Proteção Civil, agentes de proteção civil e organismos de apoio dos vários patamares.
Mantem-se o Estado de Prontidão Especial (EPE), para o Dispositivo Integrado de Operações de Proteção e Socorro (DIOPS) no nível IV (máximo), até 142359FEV26, para a Região de Aveiro, com passagem ao nível (III) a partir de 150000FEV26, no sentido da garantia do permanente acompanhamento das ocorrências, através do respetivos Comandos Sub-regionais e de um aumento das ações de monitorização e prontidão.
Recomenda-se à população que siga as orientações das Autoridades e que evite a circulação e permanência em locais próximos das zonas afetadas pelas inundações/cheias/deslizamentos, uma vez que ainda subsiste algum risco, especialmente nas zonas que já não estão inundadas mas onde pode existir instabilidade estrutural ou danos.
Pede-se mais uma vez, à população, especial atenção às medidas de autoproteção já oportunamente divulgadas através dos avisos da ANEPC/SMPC e agentes de proteção civil, e que sejam tidas em conta as ordens das autoridades territorialmente competentes, mantendo-se atento ao desenvolvimento da situação.
Data: 14/02/2026 Hora: 18:00
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil
O Comandante Sub-regional António Ribeiro
(assinado no original)
Imagem c/DR

Nenhum comentário:
Postar um comentário