terça-feira, 23 de agosto de 2016

360º - As versões do caso dos filhos do embaixador iraquiano. E os ativistas angolanos que perderam quase tudo depois da prisão

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Já há mais duas versões sobre o que realmente provocou a agressão de dois filhos do embaixador iraquiano em Portugal a um jovem em Ponte de Sor. Segundo a embaixada, que colocou um comunicado em árabe no seu site, os dois foram vítimas de "um bando de criminosos" que os atacou por serem "árabes e muçulmanos" e a única coisa que fizeram foi "proteger-se". Mas, segundo os próprios filhos do embaixador, que deram uma entrevista ontem à SIC, mostrando assim que não fugiram do país, tudo não passou de  uma "receita perigosa" que envolveu "jovens", "álcool" e "saídas à noite", algo tão comum que  "acontece todos os dias" em Portugal. Uma versão não parece bater com a outra: ou se tratou de um terrível ataque com motivações religiosas ou um acontecimento banal para quem sai à noite. Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva percorreu vários estúdios de televisão a dar entrevistas e a garantir que, se as autoridades judiciárias quiserem, o Governo pedirá o levantamento da imunidade diplomática dos filhos do embaixador.

Uma mulher esfaqueou três pessoas num autocarro em Bruxelas e foi atingida pela polícia. As autoridades acham que a atacante sofre de problemas mentais e não tem motivações terroristas.

Por cá, os fogos não param. Esta madrugada foram mobilizados 340 operacionais (entre eles 277 bombeiros) para combater um incêndio em Seia, no distrito da Guarda.


Informação relevante
Os ativistas angolanos que foram acusados de tentar derrubar José Eduardo dos Santos por lerem um livro foram libertados há quase dois meses - mas as coisas não melhoraram. Nestes dias, Luaty Beirão e os restantes elementos do grupo conhecido por 15+2 perderam quase tudo. Ou foram abandonados pela família, ou ficaram sem emprego, ou tiveram que se afastar dos mais próximos para garantir a sua segurança, ou temem ser envenenados. O João de Almeida Dias falou com vários deles e ouviu relatos assustadores.

O juiz Carlos Alexandre mandou arrestar contas bancárias ligadas a suspeitos no caso GES. No total, estarão em causa mais de mil milhões de euros e o objetivo é garantir o pagamento de eventuais multas. A notícia é do Jornal de Notícias.

A Deco quer que todas as despesas escolares possam ser descontadas no IRS, e não apenas as que têm uma taxa de 6% ou as que estão isentas de IVA. Para isso, está a promover um manifesto que pretende pressionar o governo. Se quiser participar, só tem que vir aqui.

Hillary Clinton tem um problema (e Trump uma boa notícia): o FBI descobriu mais cerca de 15 mil emails que a candidata democrata alojou num servidor privado quando era Secretária de Estado. Detalhe: em 2014, Hillary tinha entregue 30 mil emails às autoridades que investigaram o caso Emailgate - e jurou que não havia mais.

São imagens raras e impressionantes, divulgadas pela estação de televisão Kurdistan24: as forças de segurança curdas desativaram o colete-bomba que um rapaz de 15 anos se preparava para accionar em Kirkuk, no norte do Iraque.O adolescente disse mais tarde que tinha sido raptado pelo Estado Islâmico, que o tinha mandado fazer um atentado. Horas antes, outro bombista-suicida tinha-se feito explodir numa mesquita da cidade.

Um tribunal deu razão à proibição do burkini em França. Segundo os magistrados, aquela peça de roupa “pode ser recebida por alguns como um desafio ou uma provocação exacerbadora das tensões sentidas pela população”.

Os Jogos Olímpicos já acabaram, mas continuam a fazer notícia:

  • A Speedo e outras marcas (como a Ralph Lauren), cortaram os patrocínios a Ryan Lochte, que inventou um assalto para encobrir o seu comportamento durante uma noitada no Rio;
  • Feyisa Lilesa, o atleta que ao cruzar a meta da maratona cruzou os braços acima da cabeça em protesto contra o governo etíope está a recusar-se a deixar o Brasil. Ele já tinha avisado: "Se voltar para a Etiópia, se calhar vão matar-me";
  • Nicolas Maduro ficou eufórico com a melhor prestação de sempre da Venezuela nos Jogos Olímpicos. E já prometeu: o regime vai oferecer aos atletas uma casa e um prémio em dólares.

Os nossos Especiais para ler no verão

Mamoplastias, toxina botulínica, mesoterapia e outros. Há tratamentos estéticos a preço de saldo, mas são feitos por amadores em spashealth clubs e até cabeleireiros. Como explica a Cláudia Sebastião, os cirurgiões plásticos alertam que a saúde de quem recorre a eles está em risco.


Notícias surpreendentes

É um filme "bizarro" e "insólito" - e as palavras não são minhas (como se pode perceber pelas aspas), mas dos atores que o fizeram. Há uma razão para isso: Refrigerantes e Canções de Amor, que estreia esta quinta-feira, foi escrito pelo humorista Nuno Markl. E conta a história de um músico que se apaixona, sem nunca lhe ver a cara, por uma mulher vestida com um fato de dinossaura cor de rosa. A Rita Neves Costa foi tentar perceber que raio de coisa é esta.

Era uma obra de arte, valia mais de um milhão de euros e estava pintada na parede de uma casa. Entretanto, o edifício precisou de obras urgentes e - bem, presumo que já tenha adivinhado o fim da história. Só um último detalhe que torna a notícia ainda mais dolorosa: a obra de arte destruída era de Banksy.

A atriz Keira Knightley anda há cinco anos a usar perucas e ninguém deu por nada. Como é que ela conseguiu? Como explica a Sílvia Silva, parece que existe uma coisa chamada "perucas ilusórias". Está tudo explicado aqui.

Depois de horas e horas de Jogos Olímpicos, acha que já viu tudo o que havia para ver sobre desporto, não é? Pois, está enganado. Ainda lhe falta olhar para as 100 fotos desportivas mais marcantes de sempre. A escolha foi feita pela revista americana Sports Illustrated.

Quando chegar à centésima foto, venha outra vez aoObservador. Vamos estar sempre a atualizar (e a explicar) as notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
Leia as últimas
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário