sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Hora de Fecho: Fact Check. Verdade e mentira na novela Raríssimas

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Vieira da Silva sabia dos problemas nas contas da Raríssimas? Paula Brito e Costa recebia o vencimento previsto na lei? Sónia Fertuzinhos desenvolveu trabalho sobre doenças raras? Veja as respostas.
A Raríssimas e a federação nacional de doenças raras, que foram presididas por Paula Brito e Costa, foram suspensas da rede europeia ligada à área. Em causa estão as suspeitas de alegada má gestão.
O deputado do PS apontou falhas ao comportamento dos antigos tesoureiros da Raríssimas que denunciaram o caso à TVI. O socialista considera que responsável pela denúncia devia ser investigado.
A instituição reviu em alta as suas previsões para o crescimento e espera a continuação da retoma, mas antecipa um abrandamento e avisa que há fragilidades estruturais que não podem ser ignoradas.
Resoluções que defendiam reversão da privatização dos CTT foram chumbadas. Passou texto do PS que pede ao Governo que avalie modelos e consequências de concluir o contrato de concessão.
O ministro do Trabalho ressalvou ainda a importância de ambas as partes terem uma "perceção clara das suas responsabilidades". As negociações serão retomadas na próxima segunda-feira.
O ex-ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho foi absolvido do crime de violência doméstica e de 21 de difamação. Foi, no entanto, condenado a uma multa de 900 euros por um crime de difamação.
Theresa May recebeu finalmente luz verde de Bruxelas para dar como concluída a primeira fase de negociações do Brexit. Mas os responsáveis europeus avisam que o pior ainda está por vir.
Vencedor do Prémio Pessoa 2017 encara a distinção como resultado de um trabalho coletivo. "Temos de ter uma arquitetura que se afirme e que substitua o que não tem qualidade", disse ao Observador.
Chegou ao fim mais um dos maiores concursos de fotografia. A Royal Society escolheu as 15 melhores imagens tiradas por cientistas. Os prémios vão para o eclipse, para o gelo e o... sexo. Veja-as aqui.
A data do casamento de Príncipe Harry acaba de ser anunciada. Vai realizar-se no fim da primavera, mais precisamente no dia 19 de maio.
Opinião

Rui Ramos
Mais do que por uma “vida de luxo”, a direcção da Raríssimas foi atraída por uma “vida de Estado”. Libertar a sociedade deste Estado gordo e promíscuo seria um meio de a libertar das piores tentações.

José Manuel Fernandes
A Raríssimas não é raríssima. Pior: se virmos como desde o topo do Governo a um pouco por todo o Estado há demasiados amigos e familiares, percebe-se que o exemplo até vem de cima. E ninguém estranha.

Helena Garrido
Num país desenvolvido as instituições teriam funcionado e a Casa dos Marcos teria sido fiscalizada. Nenhum país enriquece sendo como vimos que Portugal é no caso Raríssimas. Enriquecem algumas pessoas

Diana Soller
Esperemos que o executivo britânico se reorganize depressa. Ainda que o divórcio tenha tido até agora pouco de litigioso, uma das partes põe paus na engrenagem. E nas separações todo o cuidado é pouco

Manuel Villaverde Cabral
Se não houve vigilância financeira, quem nos diz que há vigilância médica e técnica competente? A Segurança Social, a par da Função Pública, continua pois a ser grande fonte de clientelismo do Estado.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário