terça-feira, 27 de março de 2018

360º - Agora que António Costa recusa expulsar espiões russos, leia a rocambolesca história de quando Sá Carneiro expulsou quatro.

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Chegou a resposta colectiva à Rússia depois do envenenamento, no Reino Unido, do ex-espião Serguei Skripal: no total, 23 países expulsaram diplomatas de Moscovo. Só dos Estados Unidos saíram 60. Londres saudou a “maior expulsão coletiva de agentes russos de sempre”. O secretário-geral da ONU, António Guterres, eternamente em cima do muro,preferiu não comentar.

Espanha expulsou diplomatas russos. Itália também. E ainda França, entre vários outros países da União Europeia. Sabe quem não expulsou ninguém? Portugal.O governo da "geringonça", apoiado pelo PCP, limitou-se a dizer que "toma boa nota das decisões" dos outros. O eurodeputado Paulo Rangel criticou esta posição e o “jogo ideológico” de um "Governo sustentado por dois partidos que são contra a integração europeia, que são contra a integração de Portugal na NATO".

Nem sempre foi assim. Em 1980, no governo da AD, Francisco Sá Carneiro expulsou quatro espiões soviéticos acusados de estarem envolvidos em acções de agitação e propaganda no Alentejo, tentando boicotar a Reforma Agrária; de servirem de intermediários para o financiamento ao PCP e à CGTP; e de gerirem um sistema de escutas telefónicas a embaixadas ocidentais. O processo, que ficou conhecido como "Watergate vermelho", está contado com detalhes aqui.

O governo de António Costa podia ter-se lembrado da desculpa da Nova Zelândia: não expulsa espiões russos porque “não tem nenhum”.

A Rússia anunciou que vai responder de forma "recíproca" às expulsões. Mas, nota o Kremlin, a decisão final será de Putin (claro).


Mais informação importante
Rui Rio foi pela primeira vez ao terreno, a um concelho afetado pelos fogos. E levou uma grande comitiva. Mas não saiu de salas fechadas. Apesar dos insistentes convites para ver o estado em que vivem as pessoas que perderam casas e terrenos, “a 20 minutos” do sítio onde estava, decidiu não ir. A Rita Dinis conta os pormenores.

De um lado temos o governo, com um défice de 0,92%, ignorando os custos com a recapitalização da CGD. Do outro temos o Eurostat e o INE, com um défice de 3%, a olhar fixamente para os custos com a recapitalização da CGD. Mário Centeno deu ontem uma conferência de imprensa a espernear, mas desaparece, assim, o proclamado "défice mais baixo da democracia".

À esquerda, o PS desvalorizou os 3%; à direita (perdão, um bocadinho menos à esquerda), o PSD disse estar satisfeito com o valor do défice, mas alertou para um eventual agravamento dos números em 2018.

No total, os portugueses já pagaram 17 mil milhões em apoios públicos à banca: Caixa Geral de Depósitos, BES, BPN. As contas são do DN.

Mário Centeno saiu de uma conferência de imprensa para outra: depois de falar sobre o défice, juntou-se ao ministro da Saúde para anunciar a estrutura de missão destinada a monitorizar as contas do SNS. Adalberto Campos Fernandes assegurou, garantiu, jurou que quem manda na saúde não é - Ouviram? Não é! - o ministro das Finanças.

Os preços dos serviços postais vão atingir o máximopermitido pela Autoridade Nacional de Comunicações e subir, em média, 4,5%. As novas tarifas dos CTT entram em vigor a 2 de abril, escreve o Público.

Foi o comboio que o denunciou. Kim Jong-un pode estar em Pequim, naquela que será a sua primeira visita de Estado. O comboio misterioso onde se desloca foi visto na China.

Carles Puigdemont foi ouvido ontem por um juiz alemão que decidiu prolongar a sua detenção no país. O julgamento do pedido de extradição pode levar pelo menos 10 dias.

Enquanto Puigdemont cai com estrondo, o primeiro-ministro Mariano Rajoy mantém-se em silêncio. O João de Almeida Dias falou com o politólogo Oriol Bartomeus, queexplica porquê.

José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente de Angola, foi constituído arguido e está impedido de sair do país. Crimes em causa: defraudação, peculato e associação criminosa. Valor em causa: uma alegada transferência irregular de 500 milhões de dólares.

Mais poderosos em queda: o Tribunal Regional Federal de Porto Alegre rejeitou o recurso da defesa de Lula da Silva, condenado a 12 anos e um mês de cadeia. O ex-Presidente brasileiro tem agora um último recurso para evitar prisão.

Foi finalmente detida a mulher mais procurada pela Europol. Tania Varela é advogada, tem 44 anos, estava fugida desde 2011 e arrastava consigo uma condenação a sete anos de prisão por tráfico de droga e branqueamento de capitais.

O advogado pessoal de Donald Trump reagiu ontem à denúncia da atriz porno Stormy Daniels de que teria sido ameaçada para ficar calada sobre o seu caso com o Presidente. Disse que não há provas. Já o próprio Trump está estranhamente silencioso, nota o New York Times: Stormy Daniels é uma das únicas pessoas sobre a qual não escreve tweets.

Portugal foi goleado pela Holanda por 3-0. Na crónica do jogo, o Tiago Palma pergunta e responde: "A parte boa disto? É que não pode ser pior".

A última derrota de Portugal tinha sido há 14 jogos. E aúltima derrota com a Holanda foi há 27 anos, com Paulo Futre e o selecionador Carlos Queiroz.


Os nossos Especiais

O envenenamento de Sergei Skripal, um espião russo que trabalhou para os serviços secretos britânicos, está a provocar um conflito diplomático mas não é uma originalidade. O José Carlos Fernandes conta outras sete histórias de espiões que acabaram mal. Vai um chá com veneno?
 

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "O Facebook ajudou Trump? Então já não presta": "O escândalo à volta do Facebook não tem a ver com as redes sociais e o seu poder, mas com o facto de ter ajudado Trump. Enquanto ajudava apenas Obama ou os Trabalhistas ingleses, estava tudo bem."

Laurinda Alves escreve "Je suis Arnaud": "Sou Arnaud Beltrame por me identificar com os seus valores humanos e reconhecer neste homem, e nos seus actos, a bravura e a coragem necessárias para fazer frente aos extremistas que espalham o terror".

Paulo de Almeida Sande escreve "Crónica pascal: a raiz quadrada de zero": "A vida é um mosaico sem fim de rostos como os nossos, da nossa gente, boa ou má. Mas o ódio e o amor não se devem confundir, sob pena de ser zero a sua soma. E o zero não se multiplica, nem se divide."

Luís Rosa escreve "Um Governo oportunista que não pode falhar pela terceira vez": "O Presidente da República está em boa posição para exercer "todos os seus poderes" e cumprir o papel de escrutinar no verão que se avizinha um Governo que já falhou clamorosamente duas vezes."


Notícias surpreendentes

Ele era o homem sem medo de pensar em grande. Artistas plásticos, designers, DJs, atores, amigos e admiradores – todos têm uma história para contar sobre Manuel Reis. Estas são as 22 melhores.

Salvador Sobral criticou ontem a semifinal do Festival da Canção em que quase todos desafinaram. “Como é possível?”, perguntou numa conferência de imprensa na Madeira.

São as 96 melhores fotografias tiradas um pouco por todo o mundo no ano passado. Mais de 60 países concorreram ao prémios de fotografia nacionais 2018 da Sony. Portugal está representado por António Coelho com a fotografia "Solidão". Veja as imagens aqui.

Está aí em contagem decrescente para a Páscoa? Nós estamosaqui em contagem decrescente para a próxima notícia.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário