quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Eu, Psicóloga | Estudo revela um dos segredos para se sentir jovem



Algumas pesquisas já sugeriram que sentir-se jovem é como um dos segredos da longevidade. Parece fácil, mas não é. Afinal, o que leva uma pessoa a se sentir mais jovem do que realmente é? Essa é a resposta que busca a pesquisadora em psicologia da Universidade Friedrich Schiller, na Alemanha, Jennifer Bellingtier.

Em seu estudo, apresentado na recente convenção anual da Associação Americana de Psicologia, Bellingtier acompanhou 116 pessoas mais velhas, com idades entre 60 e 90 anos, e 106 mais jovens, entre 18 e 36 anos, durante nove dias. Eles eram perguntados que idade eles dariam para eles mesmos em cada dia, como havia sido o dia e o que fizeram.

Leia mais: 



É comum em pesquisas as pessoas apresentarem flutuações na idade subjetiva, e também aconteceu no experimento. Entre os mais jovens as mudanças eram acompanhadas a coisas como estresse e a saúde em geral. Entre os mais velhos, no entanto, essas correlações foram relacionadas com o controle sobre a própria vida e ações.

"Quando você se sente mais no controle, se sente mais jovem, e que pode realizar mais coisas", diz Bellingtier. "Você sente que suas ações são importantes. Isso poderia motivar uma pessoa a sair e fazer exercícios ou fazer melhores escolhas nutricionais”, disse a pesquisadora à revista Time.

Segundo ela, o resultado de suas pesquisas pode ajudar a mudar a forma como os idosos são tratados. Uma casa de repouso, por exemplo, poderia permitir que os residentes selecionassem suas próprias opções de comida e horário de refeição, em vez de exigir um cardápio fixo e a hora do jantar.

Em um nível pessoal, até mesmo algo tão simples quanto pensar criticamente sobre todas as atividades diárias que uma pessoa controla - desde o momento em que ela se levanta até os livros que decide ler - pode ajudá-la a se sentir fortalecida e mais capaz de realizar as coisas. 

Sentir-se mais jovem do que a sua idade real também tem sido associado a um menor risco de demência e melhor saúde mental, e estudos sugerem que a idade subjetiva pode ser tão importante para a sua saúde quanto a idade cronológica.

Outro estudo, apresentado na mesma convenção, mostra outro caminhos para se sentir mais jovem. A atividade física - especificamente a caminhada - foi associada a uma idade subjetiva mais baixa entre adultos com idades entre 35 e 69 anos. A interação social também pode ajudar adultos mais velhos a se sentirem mais jovens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário