quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Eu, Psicóloga | Por que nós não encontramos as coisas quando elas estão na nossa frente?



Você consegue encontrar a escova de dente na imagem acima? Pois saiba que além da escova no meio da pia, há uma enorme e azul ao lado do espelho. Apesar do tamanho, é fácil deixá-la passar: a imagem, produzida por cientistas da Universidade da Califórnia, Santa Barbara, nos Estados Unidos, indica que, quando algo inesperado aparece em cena, as chances de identificá-lo são bem menores.

Em estudo publicado no periódico Current Biology, os pesquisadores afirmam que as nossas expectativas podem afetar a habilidade de identificarmos o que há no nosso entorno. Para a pesquisa, os cientistas realizaram experimentos para entender o que as pessoas veem - e como essa percepção pode ou não ser diferente da de computadores.

Eles apresentaram imagens como a do começo da matéria, em que a escova é colocada em uma escala maior do que o restante do ambiente. Segundo o estudo, as pessoas tendem a não conseguir encontrar objetos em grande escala 13% a mais do que objetos de tamanho normal. No caso dos computadores, não houve diferença na performance.

"Ficamos impressionados com o quão persuasivo esse efeito pode ser", disse um dos autores da pesquisa, o psicólogo Miguel Eckstein, da Universidade da Califórnia, Santa Barbara, em entrevistaao jornal The New York Times. Segundo ele, isso acontece porque "trata-se de um truque que o cérebro faz quando tem que processar cenas rapidamente para encontrar o que estamos procurando".

Leia também: 



É claro que raramente estamos procurando objetos maiores do que o normal no nosso dia a dia. Mas o exemplo serve para ilustrar que a nossa atenção é determinada pelas expectativas que temos sobre o que deveria estar presente. De acordo com a pesquisa, se temos expectativas, provavelmente não estamos prestando atenção ao que estamos vendo, o que aumenta as chances de não conseguirmos encontrar o que procuramos.

Fica ai a reflexão para a próxima vez em que não conseguir encontrar as chaves de casa ou "perder" os óculos. Esses objetos provavelmente estão debaixo do seu nariz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário