quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Investimento na Dívida Pública Interna rendeu mais de 4 biliões de meticais ao Barclays Moçambique

O Barclays Bank Moçambique, tal como os restantes “big five” da banca comercial nacional, obteve no ano de 2017 os seus melhores resultados financeiros de sempre investindo na Dívida Pública Interna que lhe geraram rendimentos superiores a 4 biliões de meticais.
As medidas de Política Monetária que o Banco de Moçambique começou a aplicar em finais de 2016 para supostamente conter a crise económica e financeira que o nosso país começou a viver na sequência da descoberta das dívidas ilegais das empresas Proindicus e MAM contribuíram em grande medida para os lucros bilionários que os bancos comerciais têm estado a obter desde então.
É que essas medidas pressionaram a subida galopante das taxas de juro, mais dos que triplicaram, que servem de referencia para a remuneração dos Títulos do Tesouro que o Governo de Filipe Nyusi começou a emitir cada vez mais para financiar o défice orçamental resultante da suspensão do apoio directo ao Orçamento de Estado pelos Parceiros de Cooperação.
À semelhança do Banco Comercial e de Investimentos(BCI), do Millennium BIM, do Standard Bank e do Mozabanco o Barclays Bank Moçambique também investiu massivamente em Obrigações do Tesouro e em Bilhetes do Tesouro.
Relatório e Contas do Barclays 2017
Analisando as Demonstrações Financeiras da instituição financeira que é presidida pela antiga primeira-ministra de Moçambique, Luísa Diogo, o @Verdade apurou que no ano passado os rendimentos líquidos foram modestos com serviços e comissões bancárias e acompanhou a redução de crédito à economia retirando mais de 4 biliões do mercado.
O rácio de transformação deste banco de capitais britânicos despencou de 70,22 para apenas 48,07 por cento indicando que o Barclays empresta pouco dos depósitos que captou em Moçambique no ano passado.
Em 2017 “big five” da banca comercial ganharam mais de 34 biliões de meticais
Todavia, e depois de ter fechado o exercício de 2016 com uma carteira de Títulos do Tesouro no montante de 3,2 biliões de meticais, o Barclays mais do que duplicou os seus investimentos na Dívida Pública Interna fechando o ano de 2017 com mais de 7,4 biliões de meticais em Obrigações do Tesouro e em Bilhetes do Tesouro o que lhe permitiu quase duplicar a margem financeira de 2,6 biliões para mais de 4 biliões de meticais.
Relatório e Contas do Barclays 2017
Fruto destes rendimentos o resultado do exercício duplicou e ultrapassou o bilião de meticais, pela primeira vez desde que entrou no mercado moçambicano há uma década, depois de sucessivos exercícios com prejuízos e resultados modestos nos anos mais recentes.
Detendo aproximadamente 6 por cento do total da Dívida Pública Interna o Barclays mais os outros quatro principais bancos comerciais que operam em Moçambique ganharam, no segundo ano da crise que está a esmifrar os moçambicanos, mais de 34 biliões de meticais.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário