quarta-feira, 29 de agosto de 2018

360º - Centeno congelou mais 420 milhões em cativações à margem do Parlamento. A polémica sobre a exumação de Franco. Trump ameaça Google

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Donald Trump acusa a Google de "manipular" as pesquisas feitas no motor de busca sobre ele próprio, de forma a aparecerem apenas os conteúdos dos media de esquerda. Em declarações na Sala Oval, falou também sobre o Facebook e sobre o Twitter e disse para "terem cuidado" porque estão a pisar "terreno complicado".

A Rússia organiza em Setembro as maiores manobras militares desde a Guerra Fria. Vão ser mobilizados quase 300 mil militares e unidades da China e da Mongólia. É uma demonstração de força.

O novo plano de Nicolás Maduro para ajudar as famílias venezuelanas a poupar é vender-lhes lingotes de ouro.Com o valor do dinheiro a descer todos os dias, essa seria uma forma de não perderem tudo o que têm para a hiperinflação. Só há um pequeno e irrelevante ponto: o lingote mais pequeno custa o dobro do salário mínimo


Mais informação importante

Mário Centeno congelou mais 420 milhões de euros em cativações à margem do Parlamento. As duras negociações à esquerda para o Orçamento deste ano valeram de pouco porque o ministro das Finanças usou o Decreto-lei de Execução Orçamental para reforçar o seu poder sobre a despesa pública. O valor cativado este ano é agora o terceiro maior de sempre. Detalhe: nos outros dois, Centeno também era o ministro. O Nuno André Martins olhou para os números e explica tudo aqui.

A CP diz que fez vários pedidos ao Governo desde 2016 para contratar mais colaboradores para a Emef, mas que a autorização só chegou em julho. Resultado: a insuficiência de pessoal teve "forte impacto" na operação da empresa. A informação vem no relatório e contas da CP do primeiro semestre, onde se revela que a empresa teve prejuízos de 54,5 milhões de euros.

O Governo e a Comissão Europeia aceitaram que a Caixa Geral de Depósitos pague prémios aos seus trabalhadores com base no mérito e desempenho. O objetivo é que o banco público obedeça às regras que regem o setor privado. A notícia é do Público.

O valor máximo do subsídio de desemprego deverá subir 17,5 euros em 2019. A atualização está dependente do comportamento do produto interno bruto e da inflação, escreve oDN.

A indústria automóvel terá enganado os automobilistas portugueses em 1,6 mil milhões de euros desde 2000.Um estudo, à escala europeia, indica uma manipulação sobre o real consumo dos veículos.

Uma mulher de 48 anos foi assassinada pelo marido em Quiaios, na Figueira da Foz. O homicida está em fuga e a polícia montou uma operação de caça ao homem.

Foi detido o homem que há umas semanas foi filmado a agredir uma estudante de 22 anos depois de a ter assediado, com um piropo, em Paris. O agressor vai agora ser identificado pela sua vítima..

O pontapé de bicicleta de Ronaldo contra a Juventus é o melhor golo do ano. A escolha foi feita pelos utilizadores do site da UEFA. Reveja-o aqui.


Os nossos Especiais
 
É uma história de amor de um casal de alemães que trocou Espanha por Lisboa com um negócio de milhões.Como conta a Ana Pimentel, bastou uma visita a Lisboa para Nils e Mila decidirem lançar a Casafari no Lx Factory, com o objectivo de revolucionar o mercado das agências imobiliárias. Aos 41 e 39 anos, chegaram com duas empresas de sucesso na Alemanha e um fundo de investimento de 5 milhões.

O Governo espanhol vai retirar a campa de Franco do Vale dos Caídos, cumprindo uma aspiração antiga da esquerda e lançando uma enorme polémica. Veja aquiquais são os argumentos de quem é a favor e de quem é contra a decisão.
 

A nossa Opinião

Luís Aguiar-Conraria escreve "O fim do topless nas praias portuguesas?": "Sempre acreditei que, se mudasse alguma coisa, seria no sentido de o topless se tornar ainda mais generalizado. Mas é como se a sociedade se tivesse tornado muito mais conservadora".

Maria João Marques escreve "Grafittis": "Em Lisboa há grande permissividade – das pessoas que passam até aos polícias – aos vândalos que enchem de lixo as paredes. Sem surpresa. Afinal, a cidade está repleta de graffitis pelas paredes".

António Covas escreve "A crítica da razão europeia. Dez teses sobre a união política europeia": "A aventura europeia prosseguirá por um caminho estreito e sinuoso, sobretudo agora que se aproximam as eleições para o Parlamento Europeu e todos aguardam a próxima ronda de negociações sobre o Brexit."


Notícias surpreendentes

Pegámos no novo topo de gama "indestrutível" da CAT, o S61, e analisámo-lo em oito GIFs. É um telemóvel grande, pesado, com câmara térmica, medidor laser e sensor para a qualidade do ar. Resultado final: 3 estrelas.

A atriz Rose McGowan revelou que foi a sua namorada que divulgou as mensagens que incriminam Asia Argento no caso de assédio sexual. Há alguns meses elas eram, juntas, os dois nomes mais poderosos do movimento #MeToo.

Com um vestido encarnado e num caixão forrado a ouro, o corpo de Aretha Franklin foi homenageado por milhares de pessoas num velório em Detroit. O funeral realiza-se na sexta-feira.

Os Power Rangers fazem 25 anos e, se era fã da série, vai descobrir aqui o que aconteceu aos protagonistas ao fim deste tempo todo.

Há um novo restaurante nas Docas, a antecipar o boom da zona. O Diogo Lopes explica o que pode comer no japonês Izanagi.

O Oceanário de Lisboa foi escolhido como o Melhor Aquário do Mundo pelo TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo. É a terceira vez que vence, repetindo a classificação de 2015 e de 2017.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário