quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Os Provocadores de Naufrágios

As memórias de um luso-alemão



No mês em que se assinalam os 79 anos do início da II Guerra Mundial, a Guerra e Paz, Editores apresenta um novo romance histórico passado nessa época. O seu autor, João Nuno Azambuja, é uma promessa da literatura portuguesa da actualidade, tendo vencido o Prémio Literário UCCLA em 2016.

Os Provocadores de Naufrágios nasce da inquietação do autor em adaptar as memórias de Klaus Kittel, um luso-alemão que cresceu na cidade do Porto e lutou junto das tropas de Hitler na II Guerra Mundial. Os manuscritos foram descobertos por acaso numa casa desabitada na cidade invicta. Segundo João Nuno Azambuja, «aquelas páginas, escritas em alemão, exibem a nudez da mais singela das sinceridades, vogando ao longo da intensa vida de um homem».
Uma história com tanto de improvável como de real, de um homem que sentiu na pele a crueldade humana, numa época de terror, guerra, morte e totalitarismo. Ao longo de 304 páginas, acompanhamos Kittel nos bombardeamentos aliados, na fuga ao Exército Vermelho, no discurso para a elite do Partido Nazi e, ainda, na fuga do campo de prisioneiros, com uma misteriosa ajuda de Álvaro Cunhal.

Dezenas de fintas ao destino de um escravo, soldado e marido. Nas palavras do autor, Kittel fora «um homem que amou mais do que prometia a força humana».


Os Provocadores de Naufrágios apresenta um prefácio de Miguel Real, que elogia o «notável trabalho sobre a categoria de tempo», e a alta recomendação de Isabel Pires de Lima. Para a ex-ministra da Cultura: «Os Provocadores de Naufrágios confirma João Nuno Azambuja como um escritor ao qual é preciso doravante estar atento.»

Fiquemos, portanto, atentos a João Nuno Azambuja e a este seu segundo título, Os Provocadores de Naufrágios.


Os Provocadores de Naufrágios
João Nuno Azambuja
Ficção / Romance
304 páginas · 15x23 · 16,00 €
Nas livrarias a 4 de Setembro
Guerra e Paz Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário