quarta-feira, 29 de agosto de 2018

D. Dinis: muito mais do que um rei



Filho de D. Afonso III, sexto rei de Portugal, da dinastia afonsina, D. Dinis foi um rei exemplar. Dele conhece-se a visão de estadista e influenciador nato, tendo lançado as fundações de muito do que se tornaria Portugal. Mas quem foi este homem brilhante de que tanto ouvimos falar?

As respostas estão numa biografia de excelência, concebida por uma figura incontornável da cultura portuguesa, José Jorge Letria, num exercício de grande rigor histórico, aliado a uma prosa de enorme qualidade.
Dois séculos antes de Portugal partir à descoberta de novos mundos, D. Dinis tomou decisões fundamentais para que esse marco histórico fosse possível: mandar plantar o Pinhal de Leiria, do qual saiu a madeira para construir as naus, assim como a criação da Marinha portuguesa.

Em quarenta anos de reinado, marca igualmente os destinos de Portugal com a delimitação definitiva da fronteira nacional, conquistada e povoada pelos seus antepassados.

No domínio da cultura, deixa-nos um legado importantíssimo, ao fundar a primeira universidade portuguesa, instituir o português como língua oficial e criar belos poemas que nos transportam para os seus amores e desamores. Esses poemas foram agora, neste livro, cuidadosamente adaptados ao português contemporâneo, para mais fácil compreensão dos leitores.

Parta à descoberta da vida e obra de D. Dinis, neste documento essencial para os amantes de história e literatura, com a chancela Guerra e Paz.


D. Dinis, Um Destino Português
José Jorge Letria
Não Ficção / História
280 páginas · 15x23 · 14,50 €
Nas livrarias a 4 de Setembro
Guerra e Paz Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário