quarta-feira, 29 de agosto de 2018

FALECEU "VASCO REIS o funeral decorre joe, dia 29 de Agosto

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos de sol

FALECEU "VASCO REIS... Funeral amanhã, dia 29 de agosto, pelas 18.H00, na Igreja de Travassô. Seu corpo estará em câmara ardente a partir das 14.H00 de amanhã, na capela mortuária.
... VASCO ALMEIDA REIS de 81 anos, foi um Homem que, desde que me lembro, sempre esteve envolvido nos interesses Políticos, Sociais e Religiosos na Freguesia e Paróquia de Travassô.
... Foi às 16.H15, que uma mensagem me confirmou o que já se especulava... "Meu Pai acabou de falecer"... foi assim que a minha cunhada Conceição Reis, me deu esta notícia.
Fiquei a pensar, no percurso de vida de Vasco Reis, que me chamava... "Camelina, Nogueirinha ou Cachopa"!... Tendo tanto que dizer sobre ele, parece que fiquei como se me bastasse o silêncio, para falar deste AMIGO... quase família.
Mas não seria justo calar, o bem que este Homem fez pela nossa terra. Não terá sido perfeito, como todos nós, mas estava sempre disponível para ajudar em tudo, intervindo ativamente a todos os níveis.
Esteve na Política, durante muitos mandatos, ultimamente como Presidente da Assembleia Geral; serviu na Direcção do Patronato e do Jardim Social; foi Presidente dos Órgãos Sociais do Regadio, várias vezes, e foi ele que tentou formalizar a cessação desta Associação de Agricultores, pelos prejuízos que vinha acumulando, apesar dos ativos inoperacionais que detinha.
Na Igreja, passou várias vezes pela Mesa da Irmandade dos Santos Mártires; Fábrica da Igreja; Vicentinos; Apostolado de Oração do Sagrado Coração de Jesus; tinha o Ministério de Leitor, pertencia à Irmandade de Francisco de Assis da Borralha... enfim, receio esquecer outras causas que ele apoiava, pois dava... e dava-se, a esta Freguesia e a esta Paróquia com todo o empenho.
Mas, depois do falecimento de sua esposa, Maria José Tavares, há pouco mais de um ano, VASCO REIS, começou a decair de forma irreversível.
E o desfecho foi inevitável ... a Morte venceu-o, porque ganhou a Vida Eterna no céu, junto de Deus, onde está liberto de tantos afazeres e preocupações.
O que mais admiro nele, é que neste último ano, ele aceitava o seu "envelhecimento" e reconhecia que estava "cada vez mais frágil", tendo a humildade de deixar de fazer o que ainda o ocupava.
E isto, não é para qualquer pessoa... 
Por isso, atrevo-me a dizer que... nesta vida podemos viver rodeados de muita gente, mas na morte somos todos iguais, a vida se esvai no seio da família a sós com Deus. 
Fica a recordação de um " Vasco Reis", cheio de vigor, sempre disponível e de um bom cristão, muito praticante da Fé que tinha.
A nossa terra perdeu um Homem, que sem querer ser, era, todavia, muito Importante.
Paz à sua Alma... e até sempre.
Condolências aos filhos Maria da Conceição; José Pedro e Paulo Manuel Tavares Almeida reis, genro, noras e netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário