quinta-feira, 4 de outubro de 2018

360º O que diz o advogado da mulher que acusa Ronaldo; a defesa do Benfica no e-toupeira; para que serve a PJ militar; e o Brasil a 3 dias de eleições

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o advogado da mulher que acusa Ronaldo de violação deu ontem uma conferência de imprensa a explicar porque veio agora pedir a reabertura do processo“O movimento #MeToo e as mulheres que falaram e expuseram os seus abusos deram a Kathryn muita coragem”, disse, dando o mote para as restantes justificações e clarificação dos próximos passos a seguir. Antes, Leslie Mark Stovall já tinha afirmado que Kathryn Mayorga se sente muito "frágil".

Ainda nos EUA, Brett Kavanaugh enfrenta mais uma acusação. A poucas horas de saber se o Senado dá luz verde ao seu nome para o Supremo Tribunal dos EUA, um dos seus antigos colegas de quarto no primeiro ano na Universidade de Yale acusa-o de ter mentido sob juramento sobre a bebida que era habitual consumir e sobre o livro de curso.

Por cá, prosseguem as negociações do OrçamentoO Bloco quer agora um aumento de dez euros (e não 5) para todos os funcionários públicos, mas o proposta ainda não foi aceite e está apenas a ser avaliada. Aos sindicatos, o governo propôs que os aumentos para quem progrida na carreira em 2019 sejam pagos em quatro momentos, ao longo de dois anos.

No futebol, o FC Porto venceu o Galatasaray na segunda jornada da Liga dos Campeões. Valeu o golo solitário de Marega, assistido por Alex Telles, que fazia o jogo 100 com a camisola azul e branca. A noite não foi de ‘Gala', mas valeu a primeira vitória na prova aos dragões, como escreve a Mariana Béu na crónica. Agora vem aí o clássico na Luz.


Outra informação relevante 

A comissão de inquérito a Tancos proposta pelo CDS vai mesmo ter luz verde. O PSD anunciou voto a favor, o PS já disse que sim e o Bloco abstém-se. O objetivo é “apurar responsabilidades políticas". Uma das questões que os últimos desenvolvimentos do caso levantou foi para que serve a PJ Militar, uma polícia que corre o risco de desaparecer? O Pedro Rainho foi tentar responder a essa dúvida.
A SAD do Benfica já apresentou a sua defesa no caso e-toupeira, pedindo a instrução do processoDiz que ligar a SAD às acusações que recaem sobre o ex-assessor jurídico é "um salto no escuro" e recusa qualquer responsabilidade no processo, tendo ficado "perplexa". Mas descarta-se — muito — subtilmente do seu antigo dirigente.
A três dias das eleições no Brasil, há um país cada vez mais dividido e sacudido por polémicasLula foi definitivamente impedido de votar no domingo, após perder o último recurso em tribunal. Bolsonaro não vai estar hoje no último debate televisivo, tendo alegado razões médicas. E Ciro Gomes apressou-se a dizer que o candidato da extrema-direita usou um atestado falso.
Mas Jair Bolsonaro continua na frente das sondagens com Fernando Haddad, os dois mais prováveis candidatos a passar à segunda volta. Pelo caminho deve ficar o centrista Geraldo Alckmin, que antes fazia frente ao Partido dos Trabalhadores de Lula. O anestesista, sem carisma, “Picolé de chuchu”, tornou-se a maior vítima do efeito-mártir da facada em Bolsonaro, como escreve o João de Almeida Dias.
As empresas privadas de autocarros ameaçam não aderir aos novos passes familiares. Segundo a TSF, A Associação Nacional de Transportes Rodoviários de Pesados de Passageiros acusa o Governo de já dever a estas empresas cerca de 8 milhões de euros pelos descontos aplicados. 

"Ganhámos!", gritou Fernando Medina. O grito foi a confirmação de que a Web Summit ficava mais dez anos em Lisboa, num investimento de 110 milhões.  Mas já chegaram as primeiras críticas. António Saraiva, o presidente da Confederação da Indústria, tem as maiores dúvidas sobre o retorno que o evento traz para Portugal: retorno de 3 mil milhões? “Estamos em tempo eleitoral, é preciso show-off”.

Medina tem também um problema na CâmaraO Bloco de Esquerda acusa Manuel Salgado de aumentar a especulação imobiliária (depois do caso Robles, o tema ainda passou a ser ainda mais uma causa bloquista).


Theresa May mostrou-se preparada para lidar com as críticas no congresso do Partido Conservador. Primeiro dançou ao som de Dancing Queen, dos Abba, e fez piadas. E só depois pediu a unidade do partido.

Pela primeira vez desde 1994, Bill Gates não é o norte-americano mais rico. Foi destronado pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos, que é também o primeiro a ultrapassar os 100 milhões de dólares de fortuna.

Na Rússia, Putin diz agora que Sergei Skripal "era simplesmente um espião, um traidor da pátria”. Mesmo tendo sido envenenado por uns turistas de passagem pelo Reino Unido...
O governo português está a dar apoio a doentes, carenciados e empresários na VenezuelaOs apoios têm chegado ao país de forma discreta via embaixada e rede consular, com o apoio do governo venezuelano conta o Público.

Os nossos Especiais
Portugal tem mais uma empresa a valer mais de mil milhões de eurosA Talkdesk é o terceiro "unicórnio" com ADN nacional. A Ana Pimentel conta a história de como, sete anos depois de ter sido fundada por Tiago Paiva e Cristina Fonseca, a empresa que promete montar um call center em 5 minutos, já vale tanto.

A nossa opinião
  • Helena Garrido escreve "Aumentar mais quem ganha menos, justiça ou populismo?" : "O populismo constrói-se com prioridades como aumentar mais quem ganha menos. É fácil concordar, mas errado, já que a administração pública tem um problema de baixos salários no topo e não na base".
  • Paulo Tunhas escreve "Introdução ao festivo-fascismo": "Não se contam as vezes que o festivo-fascismo se dá a ver, normalmente de maneira gritante, e sempre reivindicando uma justeza e uma pureza de sentimentos muito acima da média do comum dos mortais". 
  • Maria João Avillez escreve "Memória de Charles Aznavour": "Agora onde estão os dois, talvez Charles Aznavour olhe para Amália como sempre olhou e já nem sequer se lembre da pouca fortuna daquele reencontro".
  • Jaime Rei escreve "O futuro na Educação já começou": "O ensino da programação e robótica deve ser uma prioridade junto das gerações mais jovens, como contributo para estimular e promover a literacia digital de forma simples e intuitiva".
Notícias surpreendentes 
"Hora Feliz" é o filme em destaque nas estreias desta semana. Com mais de cinco horas de duração, a obra de Ryusuke Hamaguchi vai estrear-se dividido em partes e conta a história de quatro amigas em crise no Japão de hoje. O Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas. Há outras quatro opções para ver esta semana.


O prémio Nobel da Química foi atribuído ao desenvolvimento de duas técnicas que permitiram a criação de novas proteínas com objetivos específicos. Venceram Frances H. Arnold, pela evolução dirigida das enzimas, e George P. Smith e Gregory P. Winter, pelo trabalho desenvolvido com anticorpos.

O Chefs on Fire foi um dos eventos gastronómicos do ano. O Diogo Lopes esteve lá e conta como sete cozinheiros andaram (literalmente) a brincar com o fogo

O telescópio Hubble encontrou mais provas de uma lua fora do Sistema SolarEste corpo celeste está a 8 mil anos-luz da Terra e é o primeiro do género a ser descoberto para lá do nosso sistema, segundo um relatório da revista Science. (na foto, é o ponto preto pequenino)
Já sabe que o Observadoreleito o jornal generalista do ano, tem toda a informação de que precisa. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quinta-feira e bom fim-de-semana (prolongado)
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário