segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

CULTURA | ENSEMBLE DE FLAUTAS DE LOULÉ / CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE LOULÉ ASSINALA XXIII ANIVERSÁRIO COM CONCERTO

15 de janeiro de 2018

Ensemble de Flautas de Loulé / Conservatório de Música de Loulé assinala XXIII aniversário com concerto
Vai ter lugar a 3 de fevereiro, pelas 21h00, na Igreja da Misericórdia de Loulé, um concerto que visa comemorar o XXIII aniversário do Ensemble de Flautas de Loulé / Conservatório de Música de Loulé.

Este concerto contará com a presença de vários grupos do Ensemble de Flautas de Loulé, sob a direção da professora Ana Figueiras, bem como interpretações a solo com acompanhamento de baixo contínuo. Este ano contará também com a convidada especial Anne Maillot na viola da gamba e com a presença do Consort de Flautas do Conservatório Regional do Algarve, sob a direção da professora Filipa Oliveira.

Do reportório fazem parte canções, sonatas, danças e concertos que abrangem os períodos renascentista e barroco, em agrupamentos para consorts de flautas e solos acompanhados, de compositores bem conhecidos, como Dowland, Susato, Boismortier, Telemann, Bach, entre outros.

O Ensemble de Flautas foi constituído em dezembro de 1994 por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado, e esteve sob a sua direção até 2015, altura do seu falecimento. A dar continuidade à direção do Ensemble de flautas está, desde outubro de 2015, a professora Ana Figueiras, no Conservatório de Música de Loulé.

O Ensemble de Flautas de Loulé tem-se apresentado em audições escolares, em igrejas – como sucedeu em Alte, Boliqueime, Loulé, Querença, Salir, Quarteira, Tavira, Lagoa – e noutros espaços culturais: Casa da Cultura e Galeria de Artes do Convento Espírito Santo, em Loulé; Museu Arqueológico Infante D. Henrique, em Faro; Escola Superior de Educação de Setúbal; Conservatório Regional do Algarve Maria Campina em Faro; Instituto Superior Afonso III, em Loulé. E ainda no concerto de alunos do I Encontro de Consorts de Flautas de Loulé, em março 2008, e em momentos musicais integrados no Festival MED, desde 2008 e até 2017, bem como no Festival Clássica em Cacela, 2009. Esteve também em concerto no Convento dos Remédios, em, Évora e na Igreja de San Alberto, em Sevilha. Realizou em 2016 um concerto conjunto com o cantor Sérgio Godinho, no Cine-Teatro Louletano.

Gravou até ao momento três cds, com peças da Idade Média ao século XX, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, e tem participado em todas as edições do Encontro de Música Antiga, que anualmente se realiza neste Concelho.

A revista americana “American Recorder“ e a revista inglesa “ The Recorder Magazine ”, revistas especializadas em flauta de bisel, publicaram respetivamente em janeiro e março 2003, artigos sobre a participação do Ensemble no IV Encontro de Música Antiga de Loulé.

Alguns elementos do grupo participaram nas masterclasses de música de câmara lecionadas pelo flautista holandês Bert Honig (do agrupamento Brisk Recorder Quartet Amsterdam), pelo flautista belga Bart Spanhove (do Flanders’ Recorder Quartet), pela flautista alemã Kerstin de Witt (do quarteto Flautando Köln), e pelos flautistas holandeses Karel van Steenhoven (do Amsterdam Loeki Stardust Quartet) e Paul Leenhouts (diretor do The Royal Wind Music), pela flautista Maria Martinez Ayerza, pelos flautistas belgas Bart Coen, Bart Spanhove, Tom Beets, Paul Van Loey e Joris van Goethem, nos Encontros de Música Antiga de Loulé, entre 2004 e 2017, bem como em masterclasses de flauta solo, nomeadamente com os flautistas portugueses Pedro Couto Soares e António Carrilho, com a inglesa Pamela Thorby e os flautistas alemães Dorothee Oberlinger e Michael Form. Participaram também em seminários de ornamentação renascentista e barroca com William Dongois e Pedro Silva, danças renascentistas e barrocas com Catarina Costa e Silva e num workshop de manutenção de flautas com a construtora inglesa Julie Dean.

Nenhum comentário:

Postar um comentário