Quando iniciaram-se os BTT Lagoa de Mira, o rapaz da imagem de capa desta reportagem ainda não havia nascido. Com 9 anos de idade e já a participar nestes eventos, ele é a demonstração de que o desporto feito de forma saudável, cujo maior prémio é a superação pessoal, é bonito, elegante e promove amizades.
Também por isso, foram muitas as centenas de participantes que enfrentaram, primeiro o frio da manhã de Janeiro em Mira, depois - logo a abrir a prova - a chuva e, durante boa parte do percurso, a lama. Todos - sem exceção - deram tudo por tudo para chegarem ao final de uma prova que foi dura por todos os motivos expostos.
Daí, de todos os ponderáveis e imponderáveis, bem pode se orgulhar a magnífica Organização por mais este êxito. Foi mais uma vitória da alegre camaradagem de quem corre pelo prazer de correr e da certeza que, vencedores e não vencedores, transformam-se por algumas horas num importante elo de ligação do desporto à uma sociedade cada vez mais virada para a competitividade injusta, maledicente e desenfreada.
Homens e mulheres, rapazes e raparigas, deram voz a algo que transcende as meras classificações. Claro... honra aos vencedores, mas não só deles reza a história!
Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Organizadores, Proteção Civil, GNR, Bombeiros, voluntários, muitos, mas mesmo muitos... todos contribuíram para que uma manhã que começou cinzenta e chuvosa, se tornasse - no fim - na décima grande vitória do BTT realizado no Concelho de Mira. 
A cada ano tem crescido o número de participantes, fruto do imenso trabalho desenvolvido por quem não deixa créditos em mãos alheias. Nada é perfeito... é impossível atingir a perfeição em algo que envolve tanto e tantos, mas é sempre prazeroso ver que a mola propulsora deste enorme êxito é o amor à causa, o amor ao desporto e, em última análise, o amor ao clube!
Parabéns a todos. Sem exceção!

Pódio 55 km masculino: 
1) Hugo Sancho;  2) Luís Oliveira;  3) João Mano
Pódio 55 km feminino: 
1) Celina Carpinteiro;  2) Ana Raquel Santos;  3) Melissa Maia
Pódio 35 km masculino: 
1) Sérgio Ferreira;  2) César Melo;  3) Diogo Gonçalves
Pódio 35 km feminino: 
1) Carla Vieira;  2) Márcia Pereira;  3) Maria Cravo