segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

360º- Como os caciques voltaram a angariar votos no PSD (agora para Rio); e a tragédia de Tondela (a morte atrás de uma porta que abria ao contrário)

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o PSD tem um novo líder, mas manteve os velhos hábitos: uma nova investigação Observador mostra como os caciques de Ovar angariaram votos que ajudaram à vitória de Rui Rio. Na concelhia do diretor nacional de campanha de Rio, os militantes foram transportados em bloco por uma carrinha de uma associação presidida por um militante do partido, que receberá subsídio da câmara. Pode ver as fotos e ver o vídeo de como tudo se passou, na reportagem da Rita Dinis, do Miguel Santos Carrapatoso, do Rui Pedro Antunes e do João Porfírio. E recordar que este tipo de histórias tem barbas, mas só foi realmente filmada no verão passado pelo nosso jornal.

Depois de ganhar com mais de 54% a Santana Lopes, Rui Rio prometeu unir o partido e combater a frente de esquerda atualmente no Governo, mas poupou Costa. Apesar disso, na análise às eleições, o Vítor Matos diz que Rio não vai ajudar a governação PS. No discurso de vitória houve também avisos: "O PSD não foi criado para ser um clube de amigos", disse o novo líder, que já tinha ameaçado alguns críticos de "irem ver como é" se fosse eleito. Talvez por isso, o Miguel Pinheiro inclua Miguel Relvas entre os vencedores, vencidos e espectadores (adivinhe onde). Para resumir o pensamento do presidente dos sociais-democratas tem também 60 das suas principais frases e a sua estratégia para chegar a S. Bento

Quanto a Santana Lopesvai andar "por aqui" (seja lá o que isso significa, com os ventos em constante mudança e depois de até ter citado Soares).

Problema seguinte: quem vai ser o próximo líder da bancada parlamentar? Ontem Marques Mendes disse na SIC que Hugo Soares (que apoiou Santana) tem de pôr o lugar à disposição, mas ele não o fez (ao contrário dos vices): a pressão não pára por isso de aumentar. O nome mais falado para o sr. que se segue é o de Leitão Amaro. O i lança hoje também o de Marques Guedes.

Mas o fim de semana ficou sobretudo marcado por mais uma tragédia na região centro. Três meses depois dos incêndios de outubro, um fogo na Associação Recreativa de Vila Nova da Rainha fez 8 mortos e quatro dezenas de feridos, quatro deles em estado grave. O que realmente aconteceu para uma salamandra incendiar o tecto e causar o pânico entre as 70 pessoas que viam o Sp.Braga-Benfica e participavam num torneio de sueca está ainda por apurar: eis as perguntas e as respostas sobre o que se passou e o que continua por explicar.

O título da reportagem da Rita Dinis e do João Porfírio diz já muito do que se viveu naquela Associação Recreativa: Encurralados numa porta que abria ao contrário: 'Se me descuidasse um bocadinho também tinha lá ficado', contou-lhes Carlos, um dos sobreviventes, entre os quais está também Lara, a única com menos de 50 anos (tem 15), que trepou por cima dos corpos e fugiu às chamas, mas está internada em estado grave. Os testemunhos de quem se salvou são impressionantes. São estas as vítimas já conhecidas e foi assim que a imprensa internacional descreveu mais esta tragédia nacional.


Sobre os últimos incêndios, nota ainda para o facto de o Estado já ter pago 4,6 milhões em salários aos trabalhadores das 300 empresas afetadas, segundo o Dinheiro Vivo

Outra informação importante 
No meio das eleições do PSD, o conselho nacional do PS quase passou despercebido. Depois de o PS  anunciar que vai manter a lei do financiamento partidário, Costa disse que isso não significa uma afronta ao Presidente (resta saber o que pensa Marcelo, que ainda estará a digerir a questão do anúncio antecipado da substituição da PGR).

No futebol, o Sporting estreou um dos seus reforços, Rúben Ribeiro, e bateu o Aves com três golos de Bas DostÉ um leão com um novo look, mas a cara do costume, diz o Bruno Roseiro na crónica. Como o Benfica passou o teste de Braga, com o sérvio Fejsa a mostrar uma casa sem segredos, e o FC Porto só joga hoje no Estoril (sem Brahimi e talvez sem Marega), na frente segue tudo na mesma (ou melhor, os leões são líderes pelo menos por 24 horas). Ficam 5 notas que vale a pena reter.

Já em Espanhade mal a pior vai o Real Madrid: perdeu e já está a 19 pontos do líder Barcelona, que acabou a primeira volta invicto depois de quebrar uma maldição de 11 anos ao vencer em San Sebastian

Há agências internacionais a oferecer barrigas de aluguer a clínicas portuguesasAs ofertas, proibidas por lei, chegam aos 40 mil dólares e vêm sobretudo dos EUA e Ucrânia, escreve o Público.

Carlos Cruz, o apresentador e principal acusado no caso Casa Pia, está internado há duas semanas devido a um cancro no fígado.


Chamo-lhe ainda a atenção para dois casos impressionantes: na Turquia, um avião quase caiu ao mar ao falhar a aterragem (incrivelmente, todos os passageiros sairam sãos e salvos); e a fome levou venezuelanos a perseguir e apedrejar uma vaca para depois a comer.

E ainda uma nota para Espanha, onde uma terceira sondagem consecutiva coloca o Ciudadanos à frente de PP e PSOE(esta é do ABC).

E para os EUA, onde depois da polémica da emigração dos "países de merda" (shithole countries)Trump veio agora garantir que não é racista.

Na polémica do assédio sexual, há mais casos: agora envolvem os famosos fotógrafos de moda Mário Testino e Bruce Weber e também o ator e comediante Aziz Ansari, vencedor de um Globo de Ouro. Quanto a Catherine Deneuve, mantém a opinião que tanta controvérsia levantou, mas sentiu necessidade de pedir desculpa às vítimas.

Os nossos especiais

Seguramente já ouviu falar dos preços mirabolantes das rendas em Lisboa (e no Porto). Pois fique a saber que ainda é possível arrendar casas baratas na capital. A Tânia Pereirinha encontrou quem o conseguiu e os proprietários que não estão em linha com o mercado (neste caso, por razões sensatas).

Tem também para ler a história da mais velha reclusa do país. A Sónia Simões conta quem é e o que fez Roza, de 89 anos.
A nossa opinião

Notícias surpreendentes
Lembra-se dos Sanjo? Pois parece que, aos 71 anos, alguém acordou de novo os ténis portugueses mais conhecidos, certo Mauro Gonçalves? 

Mas o Mauro não se fica pelos pés, tem também muito a dizer-nos sobre decoraçãoDas cores e materiais, às peças cheias de personalidade, revela as 10 tendências para 2018 (c0m o veredicto dos especialistas).

Será o Ramalhete que Madonna escolheu para viver em Lisboa o mesmo dos Maias do Eça? Carlos Maria Bobone recorda as histórias e as confusões do palácio das Janelas Verdes.

Boas novas da natureza: ora veja quantas e quão diversas são as novas espécies descobertas em 2017Há formigas-drácula e escorpiões que produzem sons.

E depois dos Globos de Ouro e a pouco mais de um mês dos Óscares, que tal ver algumas das cenas de bastidores de grandes clássicos do cinema? Estão nesta fotogaleria.

Nós vamos dando notícia sobre as estreias no cinema e sobre os grandes favoritos aos prémios de uma Hollywood em sobressalto com os casos de assédio. Mas também investigações como a que está hoje na nossa manchete e toda a restante atualidade do dia. É só clicar em Observador

Uma boa (ainda que gelada) segunda-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário