sábado, 7 de julho de 2018

Uma "granita", Amesterdão sem Amesterdão e o biscoito de casa da avó

 
P
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  

As férias têm sempre o mesmo (grande) defeito e por isso já estou de volta. A boa notícia é que lhe trago sugestões para as suas férias. E porque não começarmos por um destino de sol e praia, daqueles que apetecem mesmo por esta altura? A Renata Monteiro foi experimentar o novíssimo Club Med Cefalù, na Sicília, e partilha aqui e aqui memórias de dias azuis com vista para o mar Tirreno e sabor a granita. Vamos com ela para a ilha?

Ou será que prefere a sugestão do Victor Ferreira, que andou a descobrir o que há para descobrir à volta de Amesterdão? E há castelos, arte e até safaris, quem diria. De Larden a Naaren, passando por Almere e pela reserva de Oostvaardersplassen, eis um roteiro de Amesterdão sem Amesterdão.


Por cá, começa hoje o Agitágueda, o festival que até dia 23 vai pôr Águeda a mexer. Entre guarda-chuvas na rua, um Carnaval fora de horas e um encontro de homens-estátua, ainda há espaço para descobrir aldeias com tradições comunitárias, a pateira e um restaurante instalado numa antiga escola primária que tem argumentos de peso para nos prender à mesa. A Maria José Santana traça o roteiro. E é também ela, já agora, que nos apresenta ao Espaço Criativo Biscoito, esse já em Aveiro, onde nos sentimos como em casa da avó. Ora espreite.


Se por estes dias está pelo Algarve, aproveite a sugestão do José Augusto Moreira, que foi experimentar as delícias do Vistas, o restaurante que Albano Lourenço dirige no Monte Rei Golf & Country Club, em Sesmarias, Vila Nova de Cacela. Abrir aspas: “Há o privilégio de uma cozinha evoluída, que mima texturas e sabores, e um serviço de vinhos que explora a diferença e identidade. Vale a pena!”

Por fim, convido-o a conhecer a história de Adriana Freire, a protagonista da semana. Ela é um dos rostos por trás do projecto Cozinha Popular da Mouraria e, em conversa com a Mara Gonçalves, conta como ainda tem esperança de tornar Lisboa uma cidade comestível.

Tudo dito por hoje. Regresso para a semana, com mais sugestões para as suas férias – mas até lá visite-nos sempre aqui. Bom descanso, se for o caso, e boas viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário