sexta-feira, 9 de novembro de 2018

A 31 de outubro Cantanhede promoveu Workshop “Aprendizagem Ativa e Experimental” destinado a educadores de infância


Teve lugar no dia 31 de outubro, na sala de ciências do Centro Escolar de Cantanhede a realização do Workshop sob a temática “Aprendizagem Ativa e Experimental”.
Dinamizado pela equipa técnica do Exploratório de Coimbra e integrada no Plano Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Escolar da Região de Coimbra, a iniciativa estava direcionada para educadores e revelou-se uma mais-valia para as educadoras, designadamente para o seu trabalho pedagógico
O Vice-Presidente com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, aproveitou a oportunidade para “realçar a importância deste workshop para estimular a aprendizagem ativa e experimental tendo subjacente as crianças como principais atores do processo de aprendizagem e a necessidade de criarmos oportunidades pedagógicas desafiantes e enriquecedoras, pois dessa forma, as aprendizagens podem ser mais significativas e duradouras”. Para além de destacar o trabalho da dinamizadora do workshop, educadora Helena Faria, atualmente técnica do Exploratório de Coimbra, fez questão de “reconhecer a importância da presença das educadoras do Concelho em ações promovidas pelas diversas entidades com vista a alcançar um objetivo comum a todas as entidades educativas do Concelho: o sucesso educativo dos alunos!”
Esta ação pretendeu promover a dinamização de metodologias ativas com o intuito de estimular a aprendizagem ativa e experimental preconizada nas orientações curriculares da educação pré-escolar. “Saímos daqui mais enriquecidas” foi uma a sensação expressa pela maioria de todas as participantes, após as 3 horas de formação. Revelando-se uma mais-valia para as educadoras, designadamente para o seu trabalho pedagógico. A troca de experiências e a motivação suscitada será, certamente, percursora do efeito multiplicador das estratégias apresentadas para uma primeira abordagem às ciências em contexto de sala de atividades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário