terça-feira, 8 de janeiro de 2019

360º - Doente ou em tourada? Médico afastado do INEM após queixas. Trump pode declarar estado de emergência na fronteira com o México

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Há dúvida e instabilidade em vários pontos do mundo:

Nos Estados Unidos, Donald Trump anunciou que vai fazer uma declaração a partir da Sala Oval sobre a “crise” na fronteira e o "shutdown" do governo. O Presidente pode declarar o estado de emergência para ordenar a construção do muro com o México. Na quinta-feira, Trump fará uma visita à fronteira.

No Reino Unido, o Parlamento volta a discutir amanhã o plano de saída da UE. Perante a incerteza, convém saber: quais são os planos dos governos europeus para um “hard Brexit”? E, já agora, qual é a posição de Portugal, que só fala sobre o assunto este mês?

Em Pequim, Kim Jong Un apareceu para uma nova visita-surpresa à China. O encontro com Xi Jinping acontece em plena guerra comercial entre os chineses e os norte-americanos e nas vésperas de uma possível nova cimeira entre Kim e Trump.

Na Venezuela, Nicolás Maduro ameaçou responder de forma "proporcional e oportuna" aos países e instituições que não reconheçam o seu novo mandato, que começa na quinta-feira. "A Venezuela tem quem a defenda", avisou.


Mais informação importante

O INEM afastou um médico que não transportou um doente com o argumento de que estava indisposto — mas uma denúncia assegura que, nessa altura, estava numa tourada. O médico desmente. No processo também há suspeitas de que trabalhava em mais do que um sítio ao mesmo tempo.

A falta de dois apensos impede a emissão do mandado de prisão de Armando Vara. A juíza responsabiliza o Tribunal da Relação do Porto pelos atrasos — o ex-ministro disponibilizou-se para ser preso no dia 12 de dezembro.

A confissão em tribunal admitiu a existência de um esquema de corrupção nas messes da Força Aérea.O chefe da messe da Base do Montijo admitiu na primeira sessão do julgamento da Operação Zeus que o dinheiro entregue pelos fornecedores era distribuído pelos militares envolvidos, incluindo altas patentes.

Albano Morais Pinto, um procurador com experiência no combate ao crime económico, é falado para suceder a Amadeu Guerra no DCIAP. A decisão é tomada na quinta-feira, numa reunião do Conselho Superior do Ministério Público.

A sociedade de advogados PLMJ foi alvo de um ataque informático que levou à divulgação de informação do processo e-toupeira no blogue Mercado do Benfica. O blogue foi entretanto suspenso pela Wordpress, mas já reabriu com um servidor iraniano. E o seu autor publicou mais informações sobre o processo BES e a Operação Marquês.

O CDS recuperou a proposta de Maria de Belém para a Lei de Bases da Saúde que o Governo deixou cair. O projeto de lei dos centristas é apresentado hoje.

A “segurança clínica” está comprometida nos hospitais de Lisboa, avisa um manifesto assinado pelos diretores clínicos do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. A notícia é avançada pela Renascença.

É mais um alerta do Infarmed: os produtos "Redux - Redutor de Medidas" e "Composto Natural Dieta" contêm substâncias que só podem ser utilizadas em fármacos e, por isso, são ilegais.

O ministro do Ensino Superior avançou com a ideia e o Presidente da República concordou: Manuel Heitor e Marcelo Rebelo de Sousa querem o fim das propinas.

No Encontro Nacional do Ensino Superior 2030, onde esta ideia foi defendida, os reitores das Universidades e Politécnicos pediram um aumento de 10% da verba destinada ao ensino superior na próxima legislatura, menos burocracia e mais agilidade administrativa e autonomia.

Hoje de manhã, os pais dos alunos do Instituto Espanhol manifestam-se em frente à escola contra a jornada contínua que põe os estudantes a almoçar às 16h00. Quatro meses depois das primeira reclamações, os pais queixam-se de não ter respostas.

As taxas aeroportuárias no novo aeroporto do Montijo vão ser entre 80% e 85% mais baixas do que as praticadas no aeroporto da Portela. Hoje é assinado um acordo entre o Governo e a ANA.

O Sporting perdeu em Tondela por 2-1 e caiu para o quarto lugar da tabela. Na crónica do jogo, a Mariana Fernandes escreve que "Bruno Fernandes esteve bem abaixo do normal e os leões perderam ao jogar para Dost, que não estava lá".

Foi a primeira vez na História que o Tondela venceu o Sporting — e assim chegou ao fim a lua-de-mel com Marcel Keizer. "Começámos muito mal", admitiu o treinador. O jogo com o FC Porto é já no sábado.

O FC Porto venceu o Nacional por 3-1 e reforçou a liderança. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que foram os jogadores "em liberdade condicional" que decidiram a partida.

Sérgio Conceição conseguiu mais uma marca: com o 18.º triunfo seguido, o FC Porto igualou a maior série de vitórias seguidas de sempre.

Lucas Barrón é o primeiro piloto com Síndrome de Down a participar no Dakar, que começou ontem no Peru. Tem 25 anos, pratica todos os dias exercício em diversos desportos e faz equipa com o pai.


Os nossos Especiais

“Fui um bom adolescente cliché: romântico, exacerbado, complicado”. O ator Ivo Canelas estreou ontem o seu primeiro monólogo em teatro — e conversou com o Miguel Branco sobre a vida, o trabalho e as suas manias.

 
A nossa Opinião

Laurinda Alves escreve "Pornografia infantil autoproduzida: todos os alertas são poucos!": "Vale a pena ouvir e amplificar os alertas para o fato de os filhos perceberem muito mais do que os pais acerca da internet, mas saberem infinitamente menos sobre os perigos que ela representa".

Victor Reis escreve "Rendas acessíveis: um bolo-rei só com favas": "Quem aderir à renda acessível perde dinheiro, fica com uma renda limitada, não tem liberdade para escolher o inquilino e tem que fazer vários seguros. O bolo-rei do governo é sem brinde e só com favas".

Rui Maria Pêgo escreve "Janeiro é o mês dos divórcios":"Se é verdade que um país que não produz cultura não pensa sobre si mesmo, um país que assiste passivo a uma televisão - ou ouve inanimado uma rádio – também se demite de se sentar à mesa".


Notícias surpreendentes
 
Não sei se já terão ouvido falar sobre o assunto, mas ontem estreou o novo programa da manhã de Cristina Ferreira, na SIC:

Acabados os Globos de Ouro, já só se fala dos Óscares. E a grande incógnita tem a ver com o apresentador. Depois de ter abdicado de estar à frente da cerimónia dos Óscares, o ator e comediante Kevin Hart deu uma entrevista a Ellen DeGeneres onde explicou a sua versão da polémica. Ellen revelou ter ligado à Academia a pedir o regresso de Hart.

Kevin Spacey esteve ontem em tribunal e foi proibido de contactar com o rapaz que o acusa de abuso sexual. O pré-julgamento do caso foi marcado para 4 de março.

 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário