terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Assembleia Municipal aprova moção sobre poluição no Rio Lis


A Assembleia Municipal da Marinha Grande aprovou por unanimidade, no dia 20 de dezembro de 2018, uma moção sobre "Poluição do Rio Lis" apresentada pelo Partido Socialista.

A moção tem o seguinte conteúdo:

“ Aquando a construção da ETAR - Norte na freguesia do Coimbrão e no limite do nosso Concelho, ficou consagrado, designadamente, o reforço arbóreo das áreas envolventes para minimizar o impacto ambiental de odores que tal equipamento causaria às freguesias de Coimbrão e Vieira de Leiria, bem como das suas estâncias balneares parai do Pedrógão e Praia da Vieira.

Tal facto nunca se veio a concretizar como, ainda assim, verificamos que recentemente um proprietário de terrenos adjacentes desflorestou o terreno, deu cabo ( de parte) do cordão dunar e, não satisfeito com isso, vedou o terreno com cerca elétrica e está a instalar, ao que dizem os habitantes da vizinhança, cerca de 5 mil vacas em regime intensivo sem que aparentemente se vislumbre qualquer tipo de licenciamento das autoridades do Ministérios da Agricultura ou das Câmaras Municipais de Leiria e Marinha Grande.

Dado que aquela zona já está fustigada com custos ambientais decorrentes quer da poluição endémica do rio Lis, quer das vacarias e pecuárias ilegais que por ali proliferam, quer da ETAR-Norte que, não obstante ser um equipamento ambiental, descarrega resíduos orgânicos lá tratados nesse mesmo Rio Lis, a Assembleia Municipal da Marinha Grande, reunida em 20.12.2018,delibera:

1. Recusar a instalação de quaisquer outros usos poluidores, para além dos que já existem, seja através de equipamentos ou de explorações animais, no leito e vale do Rio Lis, bem como das áreas envolventes à ETAR-Norte ou qualquer outras que já de si são uma sobrecarga ambiental para a nossa região;

2. Solicitar esclarecimentos sobre a situação aqui descrita - aprovações, licenciamentos, autorizações ou qualquer outra, às seguintes entidades públicas:   Ministérios da Agricultura e do Ambiente e Câmaras Municipais de Leiria e Marinha Grande.

3. Dar conhecimento desta moção aos grupos parlamentares da AR e órgãos de comunicação social nacional e regional.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário