sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

360º - Era uma vez na América: os milhões que a Caixa gastou num banco que nunca controlou. As novidades da cimeira sobre abusos no Vaticano

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O primeiro dia da cimeira sobre abusos na Igreja trouxe o anúncio de mudanças. Uma das mais importantes é que os bispos passem sempre a informar as autoridades civis quando souberem de alguma suspeita, como conta o João Francisco Gomes, enviado especial do Observador ao Vaticano.

O Papa e os bispos receberam cinco vítimas vindas de várias partes do mundo. E ouviram testemunhos como este: “Engravidei três vezes e o padre obrigou-me a abortar três vezes”.

Há um sentimento de urgência no Vaticano. Peter Isely, que sofreu abusos sexuais de um padre quando tinha 13 anos e agora pede mais transparência da Igreja, diz em entrevista: “O Papa promete tolerância zero há seis anos. Está na altura de cumprir”.


Mais informação importante
 
É mais um incrível negócio da Caixa Geral de Depósitos destapado pela auditoria da EY. Em 2002, a CGD comprou o Crown Bank, nos Estados Unidos. Cinco anos depois, manobrada por um emigrante luso-americano e sem nunca ter controlado a gestão, só ficou com uma conta do advogado: 20 milhões. O Nuno Vinha e a Ana Suspiro contam os detalhes.

O Banco de Portugal condenou Tomás Correia por irregularidades graves na gestão da Caixa Económica Montepio Geral. O antigo presidente foi multado em mais de um milhão de euros, avançam o Público e o Expresso.

António Mexia e João Manso Neto querem anular o acórdão que criticou o juiz Ivo Rosa no caso EDP. Os responsáveis da empresa invocam relações familiares do magistrado que tomou a decisão.

O Millennium BCP anunciou ontem que teve lucros de 301 milhões em 2018. E volta a pagar dividendos aos acionistas pela primeira vez em quase 10 anos.

O Governo decidiu antecipar-se a Bruxelas e vai proibir palhinhas e cotonetes de plástico já em julho do próximo ano. A notícia é do Público.

António Costa anunciou que vai dar tolerância de pontona terça-feira de Carnaval à função pública. Argumento: a tradição.

José Sócrates deu uma nova entrevista, mas desta vez não foi sobre a Operação Marquês. O ex-primeiro-ministro discorreu sobre a sua nova vida na Ericeira a um site local: fala de livros, de passeios e da "cultura de surf". Muito instrutivo.

A tensão aumenta na Venezuela: Nicolás Maduro mandou fechar a fronteira com o Brasil a partir da meia-noite de hoje e ameaçou fazer o mesmo com a Colômbia

O Benfica empatou sem golos com o Galatasaray e seguiu em frente na Liga Europa. Na crónica do jogo, a Mariana Fernandes escreve que "a meia dose de esforço valeu o prato cheio". Veja aqui quem podem agora ser os adversários do Benfica nos oitavos.

Já o Sporting empatou 1-1 com o Villareal e foi eliminado da Liga Europa. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve sobre o que resta ao Sporting nesta época.


Os nossos Especiais

O humorista Manuel Cardoso cresceu a ver "Gato Fedorento e vírgulas do Ronaldinho". É "preguiçoso", mas trabalha com Ricardo Araújo Pereira no programa "Gente que não sabe estar". Agora tem um novo espectáculo, "Farsa", e falou com o Gonçalo Correia.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Quando o Papa não é católico":"Para o PSD, a exclusão do PCP e do BE é a grande prioridade nacional. Mas para isso, é indiferente votar PSD ou PS. Como explicaram os quadros do BCP, uma maioria absoluta do PS também serve".

Helena Garrido escreve "O caso da OCDE e a corrupção": "O que se passou com a OCDE foi grave. O responsável pelo estudo foi impedido de estar presente na apresentação. E uma conferência da Ordem dos Economistas foi cancelada. Aconteceu em Portugal".

Sebastião Bugalho escreve "Quem vai vender o sonho do 'país sem austeridade'?": "Ao utilizar uma mentira para legitimar a sua existência – 'o fim da austeridade' –, a geringonça subtraiu a verdade do espaço público, aumentando o risco de mais facilmente o país acolher o populismo".

Luís Reis escreve "Perdoa-lhes, António Arnaut, porque não sabem o que fazem": "A degradação progressiva e profunda do SNS é inquestionável, mas é imputável a ninguém mais senão a um Governo que apenas acorre às reivindicações das classes profissionais que falam mais alto".

António Pimenta de Brito escreve "Católicos anticlericais precisam-se": "Tristemente e depois de vários países com centenas, milhares de casos e figuras altas da Igreja acusadas e condenadas, os negacionistas ainda existem. Sejam eles noutros países, mas no nosso também".


Notícias surpreendentes

As trotinetes elétricas são a nova moda? "Moda", sim; "nova", mais ou menos, tendo em conta que já vem de 1918. Há 100 anos, elas eram a grande tendência entre as elites, como pode ver pelas fotos.

Entre as 130 fotografias nomeadas para o World Press Photo há uma de um português, Mário Cruz. Confira as imagens aqui.

“Já não é uma moda, existe um circuito de samba a acontecer no Porto.” Prestes a lançar o seu terceiro álbum a solo, “Conversa de Fila”, e a dar um concerto na Casa da Música, Luca Argel fala com a Maria Martinho sobre poesia, sobre o samba enraizado no Porto e sobre o Brasil de hoje.

De um blogue de receitas para uma comunidade de milhões, Ella Mills é a rainha de um império vegetariano. Agora, tem um novo livro.


Para receber as duas newsletters de últimas notícias do Observador no WhatsApp, basta vir aqui. Só precisa de ler e aceitar a política de privacidade, abrir a aplicação do WhatsApp no seu telemóvel e guardar o contacto que lhe aparece como “Observador”. Por último, envie a mensagem que surgiu no visor e que foi pré-definida por nós.
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições. 
Até já!

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário