segunda-feira, 4 de março de 2019

Conferência “Rota das Aromáticas na História da Medicina” realiza-se a 21 de março



O Município de Proença-a-Nova organiza, a 21 de março, a I Conferência Internacional “Rota das Aromáticas na História da Medicina”, em parceria com o Centro Ciência Viva da Floresta e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, uma iniciativa que tem como objetivos apostar no aproveitamento turístico da Rota das Aromáticas, tendo em conta a riqueza natural existente no território, mas acrescentando-lhe valor, e ainda abordar as investigações sobre o uso das plantas aromáticas e medicinais na história da medicina.
Para o presidente da Câmara Municipal, este é um tema que já está a ser trabalhado pelo CCV da Floresta ou através do BioAromas. “O Município, em conjunto com vários parceiros, encontra-se a promover um projeto para ampliar a atuação do BioAromas - produção de plantas aromáticas e medicinais que, até agora, se destina apenas aos alunos com necessidades educativas especiais do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova”, refere João Lobo. “A ser aprovada a candidatura que apresentámos, afigura-se uma proposta de vida já que estes alunos continuarão a usufruir deste importante apoio para lá da sua vida escolar, assente numa área que, como veremos na conferência, é fundamental na história da medicina e pode alavancar - como já alavanca - novos produtos e dinâmicas locais”.
A I Conferência Internacional irá contar com a presença de vários especialistas na área das plantas medicinais e aromáticas e da história da medicina de várias universidades portuguesas e da Universidade de Salamanca. O programa completo está disponível em www.ccvfloresta.com/rota-aromaticas, página a partir de onde é possível efetuar a inscrição gratuita até dia 17 de março.


II Mostra de Profissões revela “rumos” académicos e profissionais aos alunos proencenses

Diversos rumos académicos e profissionais foram apresentados na segunda edição da Mostra de Profissões: “Rumos, nós mostramos, tu decides”, organizada pelo Município de Proença-a-Nova, pelo Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca e pelo Projeto Promover e Integrar CLDS 3G, que decorreu a 27 de fevereiro e 1 de março, e contou com palestras com diferentes temáticas, exposições e testemunhos de alunos do ensino superior. “A educação é uma das áreas com prioridade absoluta para o Executivo Municipal. Dar a possibilidade aos nossos estudantes de escolherem de forma consciente o seu futuro, para que sejam cidadãos realizados profissionalmente numa sociedade que se quer evoluída e inclusiva como a nossa, é a estratégia que temos dinamizado nos últimos anos”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. 

Dirigida aos alunos do 9º ano e secundário, esta iniciativa procurou apresentar aos jovens as diferentes opções formativas e todas as possibilidades de construção de uma carreira profissional, para que interromper a formação não seja uma escolha, mas também mostrar aos pais e encarregados de educação qual a realidade atual do mundo do trabalho, que é bastante diferente de há alguns anos e que será diferente no futuro. “Nesta segunda edição, procurámos ser mais abrangentes e mais ambiciosos, tentámos responder a todas as questões dos nossos alunos, sendo que por vezes é difícil pois não há respostas certas ou erradas, mas pelo menos tentámos dar-lhes a nossa visão e o nosso testemunho”, refere o diretor do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, João Paulo Cunha. 

No primeiro dia deste evento os alunos do secundário mostraram aos seus colegas do 9º ano aquilo que poderão encontrar no curso que escolherem no final deste ano letivo, seja ele de Línguas e Humanidades, de Ciências e Tecnologias ou os Cursos Técnico-profissionais, ajudando-os a tomar a melhor decisão e a partilhar as suas experiências. No mesmo dia, teve lugar uma palestra dirigida aos pais e encarregados de educação do ensino secundário sobre o Mundo do Trabalho que contou a presença de responsáveis de duas empresas do concelho: Carlos Silva, sócio-gerente da Ambienti d ‘Interni, e Ricardo Araújo, diretor do polo de Proença-a-Nova da Outsystems, que apresentaram as características dos profissionais com quem trabalham.

Na sexta-feira, 1 de março, a manhã foi preenchida com uma palestra dirigida aos alunos do secundário com duas vertentes: a do aluno e a do profissional, na qual Ricardo Araújo, da Outsystems, voltou a frisar as características que um profissional tem de ter, independentemente da área que escolher, mas também foi abordado o perfil do aluno no Ensino Superior, na perspetiva do professor da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco, George Ramis, e com o testemunho de dois alunos do Ensino Secundário que revelaram os medos e os desafios que tiveram de enfrentar quando ingressaram na universidade. Esta palestra contou ainda com a participação da Catarina Veras e Nuno Leite, recém-chegados a Proença-a-Nova, que apresentaram a empresa Babel Ibérica. 


Durante a tarde os alunos assistiram a diversas sessões de esclarecimento sobre os procedimentos nas candidaturas de acesso ao ensino superior, proatividade e empreendedorismo, promovidas pela Associação Inspiring Future, inseridos no Programa de Combate ao Insucesso Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário