segunda-feira, 4 de março de 2019

Milhares de pessoas participaram no Carnaval da Vieira




Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande, recebeu milhares de pessoas, este fim-de-semana, nas comemorações do Carnaval, que foram retomadas após mais de 20 anos de paragem.

A Associação “AlóédaVieira” organizou um programa com bailes e desfiles, que teve início no dia 2 e termina na terça-feira de Carnaval, 5 de março, e que conta com a parceria da Câmara Municipal da Marinha Grande. A organização conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e de empresas da região.

A vereadora da Cultura, Célia Guerra, faz um “balanço muito positivo das iniciativas, que trouxeram ao concelho, nomeadamente a Vieira de Leiria, uma tradição que divertiu e, acima de tudo, mobilizou a população”.

“Louvo o envolvimento de todas as coletividades de Vieira de Leiria, que se organizaram para abrilhantar o desfile, e a capacidade dinamizadora dos elementos da recém criada Associação «AlóédaVieira» que promoveu um evento que nos enche de orgulho, ao qual a Câmara Municipal se associou e a quem, reconhecidamente, agradecemos”, salientou a vereadora.

Célia Guerra aponta “estes exemplos de mobilização e parceria entre associações, como uma boa prática do que deve ser o movimento associativo em prol do desenvolvimento cultural e social do concelho”.

O presidente da direção da Associação “AlóédaVieira”, Rui Botas está “muito satisfeito com os resultados obtidos até agora, quer pelo envolvimento das coletividades, quer pela adesão do público ao baile e desfile de Carnaval”. A vontade é “continuar a trabalhar arduamente para que os dois eventos que ainda falta realizar tenham o mesmo sucesso e de repetir a iniciativa, no próximo ano”.

Rui Botas agradece “a todos os elementos da associação, voluntários, coletividades e entidades que se juntaram a nós e sem os quais este evento não teria sido possível”.

Alerta ambiental arrecada prémio do desfile

As festividades começaram na noite de sábado, 2 de março, com um baile animado por Elsa Gomes, Nuno Mendes e Paulo Norte, que lotou o pavilhão situado na Área Industrial de Vieira de Leiria.

No passado domingo, 3 de março, a animação invadiu as principais ruas da vila, com o corso que apresentou 20 grupos, 25 carros alegóricos e cerca de 700 figurantes. Foram muitos os disfarces inspirados no tema “Quem fomos”, que mostraram as tradições da freguesia, como a pesca, a agricultura, os trajes antigos e apelaram  à sensibilização ambiental.

O desfile teve início na Rua Pires de Campos, junto ao entroncamento com a Rua 25 de Abril (perto do quartel dos Bombeiros Voluntários), onde o público já aguardava os foliões. O corso seguiu em direção ao centro da Vieira, passando pela Rua Actor Álvaro (junto ao Café Lis), contornando o jardim público pelos sanitários, até retomar a Rua Pires de Campos e Largo da República, onde se deu a concentração de todos os grupos.

A organização entregou um troféu de participação a todos os grupos e premiou o grupo da Biblioteca de Instrução e Recreio da Praia da Vieira, que se apresentou   com 45 marchantes e o tema “Consciência Limpa”. Pretenderam recuperar o antigo hábito dos moradores de apanharem o “catraio”, que consistia na recolha do lixo depositado no areal da praia, proveniente do mar. Anabela Cardoso, porta-voz do grupo, lembrou que este hábito foi retomado no início deste ano, com a concentração de qualquer interessado pelas 10h00, todos os domingos, junto ao Monumento ao Pescador, para fazer uma caminhada de cerca de uma hora, durante a qual é feita a recolha de lixo na praia.

Os festejos de Carnaval prosseguem esta segunda-feira, pelas 22h00, com mais um baile de Carnaval animado pelo grupo “Patrões da Rambóia”, a ter lugar num pavilhão da Área Industrial de Vieira de Leiria.

Para terça-feira de Carnaval, 5 de março, pelas 14h30, está marcado mais um corso, que terá o mesmo itinerário do primeiro desfile. Se as condições climatéricas impedirem a sua realização, a organização substitui o evento por uma matiné de Carnaval, no Pavilhão onde decorrem os bailes, com entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário