sexta-feira, 31 de maio de 2019

Câmara de Cantanhede promove ação de sensibilização sobre ambiente e biodiversidade



No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio) e do Dia Mundial do Ambiente (05 de junho) promovidas pelo Município de Cantanhede, terá lugar no Perímetro Florestal das Dunas de Cantanhede uma atividade de informação e sensibilização ambiental sobre a preservação e conservação dos recursos naturais. A iniciativa realiza-se no próximo dia 5 de junho, entre as 14h30m e as 17h30m, estando a concentração dos participantes marcada para o Parque de Merendas da Praia da Tocha, onde serão abordados temas como a ambiente e biodiversidade, a vegetação autóctone e as espécies invasoras. 

Organizada pelo Gabinete de Recursos Naturais do Município de Cantanhede, em parceria com o Núcleo de Proteção Ambiental da Guarda Nacional Republicana, iniciativa atividade insere-se no projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida Aos Anos”, projeto de intervenção social que visa promover a interação social da população sénior, através da sua participação em atividades de caráter recreativo, social, cultural e desportivo. 

O Município de Cantanhede convidou para a palestra Hélia Marchante, investigadora doutorada em Biologia (especialização em Ecologia) pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Universidade da Cidade do Cabo. É docente na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra tendo como áreas principais de ensino a botânica e a dendrologia e, mais recentemente, a gestão de espécies invasoras. 

Adicionalmente, Hélia Marchante é investigadora no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra onde está envolvida em vários projetos sobre diferentes temáticas relacionadas com plantas invasoras, incluindo controlo natural. Participa ainda em diversas atividades de comunicação de ciência e sensibilização ambiental incluindo ações diversificadas (pequenos projetos, atividades "hands-on", palestras, ...) com escolas (desde o 1.º Ciclo até ao Ensino Secundário e Ensino Superior) e outros públicos-alvo e projetos de ciência cidadã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário