sexta-feira, 31 de maio de 2019

Saúde | Liga Portuguesa Contra o Cancro lança Linha Pulmão para apoiar doentes e cuidadores


31 de maio de 2019 – A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinala o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) com o lançamento da Linha Pulmão, que tem como objetivo informar e apoiar a pessoa com cancro do pulmão, sua família ou amigos e profissionais de saúde, em aspetos relacionados com a doença e tratamento, instituições ou centros de tratamento, direitos dos doentes e cuidadores.

A partir do dia 31 de maio, o número 808 259 259 disponibiliza apoio jurídico, social e psicológico a todos os que possam estar a vivenciar, de forma direta, ou indireta, o cancro do pulmão. Inicialmente em fase de projeto-piloto, a Linha Pulmão pretende ser uma ferramenta de apoio de primeira linha para quem se depara com a doença e precisa de orientação para um percurso de luta, resistência e esperança.

O cancro do pulmão tem uma incidência e uma mortalidade muito altas. A cada ano surgem 1,6 milhões de novos casos e ocorrem 1,4 milhões de mortes. Em Portugal é causa de morte para 3500 pessoas por ano. Esta é a 1ª causa de morte nos homens e é já o 4º tipo de cancro nas mulheres.

De acordo com o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vítor Rodrigues, “esta linha é mais uma iniciativa para cumprir a nossa missão de apoiar e informar o doente e os cuidadores. Preocupa-nos também a crescente incidência do cancro do pulmão nas mulheres, resultante do aumento dos hábitos tabágicos no sexo feminino. O maior conhecimento sobre a doença dá ao doente a possibilidade de tomar decisões mais informadas conjuntamente com os profissionais de saúde que o acompanha”, finaliza o presidente da LPCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário