quinta-feira, 9 de maio de 2019

Figueiró dos Vinhos mais pobre e sem gente - embora sabendo que socialistas e encostados encaram isto como normal, não nos conformamos.


As comparações custam-nos e embora sabendo que socialistas e encostados encaram isto como normal, não nos conformamos. 
Figueiró dos Vinhos continua a empobrecer, a desertificar-se e a definhar enquanto concelho. 
Infelizmente é verdade! Figueiró dos Vinhos continua, mais uma vez, a descer no Ranking da Bloom Consulting que divulgou, recentemente, o seu estudo anual (2019) dos melhores municípios para viver, fazer negócios e visitar.
O Concelho de Figueiró dos Vinhos voltou a descer no Portugal City Brand Ranking/2019, Municípios Portugueses – cai sete posições e ocupa, agora, o 266º  lugar entre 308 Concelhos.
No Ranking de 2019, em termos globais, e analisando as categorias Viver, Visitar e Negócios, Figueiró dos Vinhos desceu 51 lugares relativamente a 2014, primeiro ano em que foi publicado o ranking, e sete relativamente a 2018.
A nível dos Municípios da Região Centro Figueiró dos Vinhos voltou a desceu um lugar relativamente a 2018 e 16 lugares em comparação com 2014.
O Portugal City Brand Ranking 2019 trouxe mais uma vez um forte motivo de preocupação para todos os Figueiroenses mostrando, assim que o Concelho de 
Figueiró dos Vinhos é hoje um concelho cada vez mais adiado face a uma região que demonstra uma outra dinâmica, que cresce e se desenvolve.

Mas os dados recentes das entidades oficiais não se esgotam aqui.
O INE - Instituto Nacional de Estatística publicou no início deste mês os dados do Saldo Natural de População 2018 (diferença entre nascimentos e óbitos) por concelho. Os concelhos da Comarca Castanheira de Pêra e Pedrogão Grande perdem população, mas Figueiró dos Vinhos destaca-se pela negativa: é, de longe, o que mais perde.Este é mais um dado, a juntar a outros, de entidades independentes que continuam a mostrar a mesma tendência: o minguar acentuado do concelho.

Como se isto ainda não bastasse a Ordem dos Economistas divulgou anteontem e pela primeira vez o "Rating Municipal Português" (RMP) que define quatro dimensões:Governação, Desenvolvimento Económico e Social, Eficácia nos Serviços à População e Sustentabilidade Financeira, que por sua vez estão segmentados em 25indicadores.Figueiró dos Vinhos surge abaixo do meio da tabela na 237º posição em 308 concelhos, atrás de Ansião, Alvaiázere, Sertã, ou Pombal.


A falta de estratégia municipal e capacidade de projetar o nosso concelho na região é por demais evidente e já não é possível tapar o sol com a peneira. Não deixa de ser  irónico que, num contexto autárquico em se falam de orçamentos de milhões, os Figueiroenses sintam, e entidades independentes confirmam, que a qualidade de vida  que seria inerente ao objetivo autárquico não se verificou. E não se verifica.
Os parâmetros avaliados, por três entidades diferentes demonstram que a política seguida nestes últimos anos não resiste ao teste da realidade, não funciona e não se  traduz em resultados práticos positivos para a nossa população, que espera e desespera por mais emprego, mais progresso e melhor qualidade de vida.
As comparações custam-nos e embora sabendo que os socialistas e os encostados encaram isto como normal, não nos conformamos.

Os Figueiroenses Merecem Bem Melhor.

PSD - Partido Social Democrata de Figueiró dos Vinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário