quinta-feira, 9 de maio de 2019

Os Super Saudáveis

ULS Guarda desenvolve projeto de educação alimentar.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, através da sua Unidade de Saúde Pública,  está a desenvolver um programa de educação alimentar junto dos alunos das escolas dos concelhos de Gouveia, Seia e Fornos de Algodres.
O Programa de Educação Alimentar na Comunidade Escolar (PEACE) da responsabilidade da Unidade de Saúde Pública da Guarda pretende «melhorar os hábitos alimentares dos alunos» abrangidos.
De acordo com a ULS da Guarda, no âmbito do programa PEACE, está a ser desenvolvido o jogo «Os Super Saudáveis», dirigido aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos três municípios abrangidos pela iniciativa.
O projeto, patrocinado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, começou em março e prolonga-se até ao mês de maio.
Os Super Saudáveis
O jogo «Os Super Saudáveis» consiste de um pequeno baralho de cartas colecionáveis «para cada criança jogar e aprender».
No total, são 15 cartas colecionáveis que representam 15 alimentos com diferentes níveis de superpoderes. Todos os alimentos são saudáveis e foram escolhidos com base nos grupos da roda dos alimentos, sublinha a ULS da Guarda.
De acordo com ULS da Guarda, durante as cinco semanas de execução do projeto são realizados um almoço e um lanche por semana, «acompanhados de um alimento com um poder super saudável».
Com a ingestão desses alimentos na escola serão entregues, pelo professor, as cartas respetivas, acrescenta.
«A Unidade de Saúde Pública e a Liga Portuguesa Contra o Cancro estão muito satisfeitas com o projeto e pretendem, no próximo ano letivo, lançar o desafio aos restantes concelhos do distrito da Guarda, para implementação de `Os Super Saudáveis` como ferramenta de educação alimentar prioritária no âmbito da aplicação de PEACE», revela  a Unidade Local de Saúde da Guarda.
A ULS Guarda abrange dois hospitais (Hospital Sousa Martins, na Guarda, e Hospital Nossa Senhora da Assunção, em Seia) e 13 centros de saúde do distrito (exceto o de Aguiar da Beira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário