quinta-feira, 9 de maio de 2019

CHULC | Hospitalização domiciliária

paliativos_sns
Centro Hospitalar Universitário inicia modelo de prestação de cuidados em maio.
A Unidade de hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) vai iniciar a sua atividade em maio, num projeto que prevê atingir as 15 camas até ao final do ano.
Contando com uma equipa de três médicos, quatro enfermeiros e dois assistentes operacionais, esta unidade iniciar-se-á com cinco camas domiciliárias, chegando às 15 camas até ao final do corrente ano, de acordo com o CHULC.
A Presidente do Conselho de Administração do CHULC, Rosa Valente de Matos, defendeu que o mais importante é que o doente, no conforto da sua casa, vê o processo de recuperação «acelerado pela proximidade de um ambiente familiar e mais humanizado».
A unidade vai disponibilizar apoio médico e de enfermagem em permanência e atuar em situações de «fase aguda de uma doença ou sobre a agudização da doença crónica no domicílio dos doentes».
A referenciação dos doentes para hospitalização domiciliária será efetuada a partir dos serviços de Urgência Geral Polivalente ou das unidades de internamento do CHULC ou por referenciação do Agrupemento de Centros de Saúde Lisboa Central, tendo por base critérios clínicos e sociais. A admissão no internamento domiciliário estará sempre dependente do acordo do doente e da família e está integrada no processo de planeamento de cuidados que contempla a transição entre os diferentes níveis de prestação, acrescenta o CHULC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário