terça-feira, 2 de julho de 2019

Oeste | Marinha Grande tem Gabinete de Inserção Profissional



A presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, e a diretor do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Leiria, Paula Vaz, assinaram o protocolo de criação do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da Marinha Grande, no passado dia 19 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.



O GIP vai funcionar no edifício da Câmara Municipal, em articulação com o Gabinete de Apoio ao Empresário e Empreendedorismo, mas será instalado numa fase posterior no Centro Empresarial da Marinha Grande, na Zona Industrial, após a conclusão das obras de beneficiação daquela infraestrutura municipal.

A presidente da Câmara congratula-se com a criação do GIP “uma vez que vai ao encontro de um dos objetivos do PTE-D - Pacto Territorial para o Emprego e Desenvolvimento da Marinha Grande, nomeadamente no que diz respeito à valorização das qualificações dos recursos humanos existentes; reforço e valorização do potencial do sistema local de inovação e fomento da capacidade de iniciativa empresarial local”.

Cidália Ferreira salienta ainda que “esta iniciativa vai permitir um maior apoio e encaminhamento de jovens e adultos desempregados, a valorização dos ativos e o incentivo do empreendedorismo”.

O GIP tem como objetivo reforçar a atuação do Serviço Público de Emprego no apoio à inserção profissional dos desempregados, com  capacidade  de  atuação  em  proximidade  aos  territórios  e  às  populações  e  em  estreita  articulação  com  a  rede  de  Serviços de Emprego. Pretende-se ainda promover o acesso às oportunidades educativas e formativas e desenvolver uma atitude empreendedora de abordagem ao mercado de trabalho.

O Gabinete vai prestar apoio a  jovens  e  adultos  desempregados  no  percurso  de  inserção  ou  reinserção  no  mercado  de  trabalho,  em  estreita  cooperação com o IEFP .

O GIP vai desenvolver atividades como:

Ações de apoio à procura ativa de emprego e desenvolvimento da atitude empreendedora;
Captação e divulgação de ofertas de emprego e apoio à colocação;
Divulgação  de  medidas  de  apoio  ao  emprego,  formação  profissional  e  empreendedorismo  e  apoio  ao encaminhamento de candidatos;
- Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu;
- Encaminhamento para ações promotoras do desenvolvimento de competências de empregabilidade e criação do próprio emprego;
- Apoio à inscrição online dos candidatos a emprego
- Outras atividades consideradas necessá

Nenhum comentário:

Postar um comentário