sexta-feira, 20 de maio de 2022

Covilhã | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS | O PODER DOS MUSEUS DA COVILHÃ


O Dia Internacional dos Museus, este ano com o tema das comemorações centrado no slogan “O Poder dos Museus”, foi assinalado no passado dia 18 de maio com diversas ações que decorreram nos museus do concelho da Covilhã.
Além de diversas visitas guiadas, o MUSEU DA COVILHÃ recebeu uma tertúlia sobre arte e cultura, com a participação do Professor Doutor António dos Santos Pereira, Comissário Científico do Projeto Museográfico deste espaço cultural.
Durante esta discussão informal, intitulada MC2 - Movimentos Culturais Coletivos, além do seu ponto de vista acerca do facto de que “tudo num museu se deve encontrar voltado para o futuro”, António dos Santos Pereira revelou a missão nuclear intuída no Museu da Covilhã e que se prende com o objetivo de o tornar “um Centro Vivo de Cultura com uma presença proativa junto de todos, particularmente dos mais jovens, mas devendo tornar-se recetor de espólios qualificados, que, não cabendo nas atuais instalações, devem apontar aos seus responsáveis um futuro projeto polinuclear que inclua áreas oficinais de património material e imaterial, de exposição e de animação cultural”.
A ação contou com a presença da vereadora da Cultura, Regina Gouveia, e de dezenas de espetadores.
O MUSEU DE ARTE SACRA, em parceria com a Associação Cultural Desertuna, assinalou o Dia Internacional dos Museus com visitas guiadas e interpretativas pela cidade, no âmbito do programa cultural “Brasil na Covilhã”.
A iniciativa pretendeu promover e divulgar a história, a cultura e o património local junto da comunidade brasileira que nestes dias visita a cidade.
Estas visitas, desenvolvidas nos dias 18 e 19, vão de encontro com o trabalho formativo que tem vindo a ser desenvolvido pelo Museu de Arte Sacra da Covilhã. O “poder” de contribuir para a preservação da cultura e do património artístico local; o “poder” de educar os diferentes públicos e alertar para a importância dos espaços museológicos; o “poder” de testemunhar a história e a identidade local que garantem uma sociedade civil informada e comprometida. Em suma, o poder transformador dos museus e o seu importante papel na construção de um futuro melhor para todos.
Também a GALERIA ANTÓNIO LOPES, que tem patente ao público a Bienal de Cerâmica Artística do Museu de Aveiro, até dia 26 de junho, recebeu diversas visitas à galeria e à exposição permanente.
O MUSEU DO QUEIJO, localizado em Peraboa, celebrou este Dia com a entrada de um novo queijo na loja do Museu: Queijo Pão, um queijo artesanal de excelência, de elevada qualidade e com matérias primas da nossa terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário