sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Cantanhede | No âmbito do projeto Tardes Comunitárias. Bem-estar subjetivo e longevidade saudável foi tema da segunda sessão na Biblioteca Municipal

Cerca de uma centena de pessoas esteve presente no passado dia 17 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede para a segunda parte da conferência subordinada ao tema Bem-estar subjetivo e longevidade saudável.
Promovida âmbito do projeto Tardes Comunitárias, a iniciativa contou com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, e à semelhança da ação que decoreu na semana transata, estiveram presentes as investigadoras Albertina Oliveira e Maria Manuela Alvarez.
Na sessão de abertura Pedro Cardoso aproveitou a ocasião para apresentar as convidadas, elogiando “o trabalho que tem vindo a ser realizado pelas professoras e investigadoras”, nomeadamente a sua “sólida preparação académica, profissional e humana”. Na sua intervenção, o responsável pelo pelouro da cultura aproveitou para destacar a importância da “realização de iniciativas que promovam o bem-estar humano, em qualquer das suas vertentes” e o reforço que as iniciativas das Tardes Comunitárias devem empreender, no sentido de “criar oportunidades, iniciativas e ações que permitam aos participantes deste projeto estratégias e ferramentas promotoras de uma vivência feliz e saudável”.
A sessão, que foi bastante animada e muito do agrado dos participantes, ficou enriquecida pelos vários testemunhos e experiências de vida marcantes de alguns dos participantes. Às questões colocadas pelos presentes, as investigadoras aproveitaram para partilharam alguns dos mais importantes aspetos relacionados com os seus estudos e vivências.

Sobre as oradoras
Albertina Oliveira é professora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares para o Século XX CEIS XX.; Maria Manuela Alvarez é professora na Faculdade de Ciências da Vida, na área da Antropologia Biológica e Investigadora do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, CIAS.

Sobre o projeto Tardes Comunitárias
Com o principal objetivo de promover a participação ativa e saudável da população com idade igual ou superior a 55 anos e, desta forma, melhorar a qualidade de vida (bem-estar físico, social e mental) desta franja populacional, o Município de Cantanhede pretende, também, facultar o acesso a atividades dinamizadas pelos diferentes serviços, designadamente os serviços de Ação Social, Cultura, Desporto, Proteção Civil e Turismo. O projeto pretende, ainda, fomentar a participação social e cívica e a troca de experiências, proporcionando a partilha de ideias, conhecimentos e momentos de convívio e estimular o gosto por uma constante atualização de saberes.
Assim, às quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações diversas, desde exercícios de ginástica ou de outros desportos, a debates em torno de matérias como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil. O mote para estas ações pode ser feito a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Estão, ainda, previstas atividades como visitas guiadas, debates literários ou convívio social atrativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira Acão do projeto, na qual devem formalizar a sua inscrição, sendo ainda possível fazê-lo na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do número 231 410 123 ou do email tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt .

*Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário