sexta-feira, 28 de outubro de 2016

360º -- A avaliação de seis economistas ao Orçamento e o adeus a João Lobo Antunes, o Príncipe da Medicina

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
...  Luís Filipe Vieira foi reeleito para o quinto mandato à frente do Benfica por 95,52% dos votos. Sem adversário, Vieira tornou-se assim no homem há mais tempo na presidência do clube. Entre os mais de 12 mil votantes, até José Sócrates foi votar. Nos últimos 12 anos e 11 meses, Vieira contratou oito treinadores e acumulou 16 títulos no futebol.

Há mais polémicas em redor do novo presidente da CGD. O Correio da Manhã (sem link) noticia hoje o valor do famoso estudo encomendado por António Domingues antes de tomar posse, para avaliar e negociar o plano de recapitalização para a Caixa com Bruxelas. O relatório da consultora Mckinsey, feito de fevereiro a agosto, custou 3 milhões de euros, acima dos preços de mercado

Domingues falou ontem à noite. Não aos jornalistas, mas num jantar-debate. Não sobre si e quase nada sobre a CGD, mas de banca em geral. E criticou o processo "lento e tardio" de recapitalização dos bancos, numa alusão ao Governo anterior. Pouco antes tinha ouvido António Costa demarcar-se do caso que o dispensa de entrega da declarações de rendimentos ao TC.

As cativações usadas por Mário Centeno para cumprir a meta do défice deste ano (o plano B) começaram a ser contestadas. Em entrevista ao Público, o administrador do Hospital St. Maria diz que prefere ir para tribunal por não cumprir o despacho que o manda cativar verbas, do que por "homicídio por perder uma vida"À TSF, a Confederação do Comércio e Serviços alerta que a cativação de despesas está a atrasar, ainda mais, os pagamentos às empresas. (de tanto cativar Centeno parece inspirado pelo Principezinho de Saint-Exupéry)

Esta manhã também é notícia a queda dos lucros da Galp e a noticia de que a ampliação de aeroporto de Lisboa não deve passar por um aeroporto secundário, mas por acrescentar uma pista à Portela.




Outra informação relevante

Pedro Pita Barros, Miguel Cadilhe, Luís Teles Morais, Francisca Guedes de Oliveira, António Oliveira e Miguel St. Aubyn. Seis economistas de renome avaliam o Orçamento do Estado português. Os membros do Conselho Consultivo Científico do Budget Watch falam em falta de investimento público e privado, no peso do Estado, nos vícios da fiscalidade, nas omissões e em prioridades trocadas.

Nada que preocupe António Costa. Nem as críticas dos economistas, nem as exigências de Bruxelas para que sejam feitas precisões sobre as contas do Governo para 2017: o primeiro-ministro garante, aliás, que as dúvidas da Comissão são  de "poucas décimas" Pelo caminho, ainda respondeu a Schäuble.

E enquanto o ministro das Finanças alemão critica o governo português, o ministro dos Negócios Estrangeiros germânico vem em segredo a Portugal par dar apoio a António Guterres. Foi num encontro privado e significativo, depois da Alemanha ter apoiado a rival de última hora de Guterres na corrida à liderança da ONU.

Outro tema da política: os cortes ao financiamento dos partidos e às campanhas eleitorais vão mesmo ser definitivos. Mas a aprovação dos projetos de lei do PSD, CDS e PCP resultou de um acordo invulgar. A geometria partidária teve de ser virada do avesso: a direita e a esquerda entenderam-se e o PS e o PAN ficaram isolados. Mas as lacunas na lei ficam fora da discussão: há pelo menos 7 verdadeiros problemas no financiamento partidário que os partidos não discutem.

No PSD, Passos disse "venham" e os desalinhados apareceramJá há um movimento que apresenta uma alternativa à linha da atual direção “laranja” e propõe um partido mais proativo. É liderado pelo ex-líder da JSD, Pedro Rodrigues.

Lá fora, o dia de ontem ficou marcado pelo chumbo, sem surpresas, de Mariano Rajoy, na primeira votação para a sua investidura como chefe do governo espanhol.Foram 170 votos a favor e 180 contra. Nada que o preocupe: amanhã, na segunda votação, basta-lhe uma maioria simples para ser aprovado e essa está garantida. Para a história fica apenas a sessão muito quente, que incluiu a debandada de todos os deputados do Podemos e a acusação de Pablo Iglesias de que tods na sala eram "potenciais delinquentes"

Já a Bélgica conseguiu finalmente fechar o acordo sobre o tratado de comércio entre a União Europeia e o CanadáDepois da incerteza criada pelo voto contra da pequena região da Valónia, o impasse foi desbloqueado. Falta agora o texto ser aprovado por todos os parlamentos dos Estados-membro.

No Conversas à Quinta, o José Manuel Fernandes falou com Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama sobre a Hungria: dos tempos da revolução falhada de 1956, aos dias de Viktor Urban.

Voltando a Portugal, recomendo-lhe outra leitura, a do artigo de Rui Ramos sobre o novo livro de José Sócrates. 

E o que se passa mesmo com o Canelas, contra quem 12 clubes da AF do Porto se recusam a jogar? Episódios de violência e ameaças. Como esta: "Ameaçam a família, dizem saber onde os filhos estudam, que sabem onde os filhos andam".

Quanto ao homem mais procurado de Portugal, 18 dias depois, não há sinais. Por isso foi emitido um mandado europeu de captura para Pedro Dias.

Ontem morreu um histórico da rádio. Jaime Fernandes,o criador da Antena 3 e do nome do mítico programa 'Oceano Pacífico', tinha 69 anos e era o atual provedor do telespectador da RTP.


Os nossos Especiais

Outra morte. A do neurocirurgião João Lobo Antunes. Ele era o "Príncipe da Medicina", o homem que deixou um enorme legado ao país e cujo elogio fúnebre foi transversal a toda a sociedade portuguesa.
 
Notícias surpreendentes
Nas Questões do Forno Interno, o Rui Miguel Tovar entrevistou Nuno Martins. Quem? Um senhor que jogou com Eusébio no Sporting de Lourenço Marques e treinou Mourinho no Comércio e Indústria. Ora conheça-o e surpreenda-se.

A Apple apresentou o seu novo MacBook: mais fino, mais leve e com uma barra táctil que se adapta ao gosto de cada utilizador e liga por impressão digital.

São aqueles tesourinhos deprimentes dos famosos33 fotos que eles gostariam que ninguém visse. Como Schwarzenegger a segurar uma pequena boneca ou Woody Allen abraçado a uma boneca insuflável.

Como vem aí o fim de semana, sabem sempre bem boas opções culinárias. No volume II de comer bem e barato nas zonas mais caras de Lisboa, o Tiago Pais selecionou os melhores (e mais amigos da carteira) restaurantes da Avenida da Liberdade.

E como há promessas de bom tempo para sábado e domingo (e vem aí um feriado logo terça-feira), fique também com as habituais sugestões para um fim de semana em cheio: há mercados e festivais de rua por todo o país.

Se tiver tempo livre, pode entreter-se com um teste daqueles bem difíceisSão 20 perguntas para lhe dar a volta à cabeça (e lembrar que já se esqueceu de metade do que aprendeu na escola).

Tem novidades, tem sugestões e terá também toda a atualidade no Observador. Passe por cá e mantenha-se (bem) informado 

Um bom fim de semana, seja feliz
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

______________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário