sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Hora de Fecho: Efeito Barroso. Parlamento corta nos privilégios

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O Parlamento Europeu aprovou um congelamento de 20% das verbas destinadas a suportar os encargos com antigos membros da Comissão Europeia. Os eurodeputados querem código ético mais apertado.
Nas respostas a Bruxelas sobre dúvidas do OE para 2017 Governo insiste nas contas e diz que estimativas de receita fiscal são "muito conservadoras". Promete consolidação "amiga da economia".
Presidente da CGD tem parecer jurídico que o isenta de ter de apresentar declaração de rendimentos e património no Tribunal Constitucional, pelo que não vai entregar nada até TC se pronunciar.
Sociais-democratas apresentaram proposta de lei que repõe limites máximos aos salários dos administradores da Caixa e que volta a integrar equipa de António Domingues no estatuto de gestor público.
Exército anuncia terceiro processo: há dois oficiais e um sargento sob investigação. Em causa estão as mortes de dois recrutas do 127º curso de Comandos, no início de setembro.
O Ministério Público, que já constituiu arguidos dois enfermeiros militares, estava à espera dos relatórios finais das autópsias, que foram entregues esta sexta-feira pelo Instituto de Medicina Legal.
Depois da polémica (e derrotada) candidatura de última hora ao cargo de secretária-geral das Nações Unidas, a búlgara abandona a Comissão e muda-se mesmo para os EUA, mas para Washington.
São a personificação da maldade. Mataram a sangue frio e engendraram planos macabros. Conheça os crimes tétricos cometidos por assassinos em série que arrepiaram a humanidade.
Um conjunto de arqueólogos conseguiu retirar pela primeira vez em mais de 500 anos a laje de mármore que cobria a caverna em que Cristo foi sepultado. O túmulo vai ser estudado por cientistas.
O Iémen é um dos países menos desenvolvidos do mundo e a guerra que começou em 2015 está a deixar milhares de pessoas desnutridas. Saida Ahmad Baghili é um dos rostos dessa fome.
Um Benfica-Paços à 9.ª jornada, com Rui Vitória na Luz e antes de um clássico no Porto é démodè, de 2010. E também é de uma actualidade impressionante. Faça-se Luz esta sexta-feira à noite (19h00). 
Opinião

Rui Ramos
O mais inquietante da novela socrática é o aparente estado de negação ou de simples indiferença daqueles que a investigação vai expondo, bem como das instituições e empresas que os enquadram. 

Miguel Tamen
Na música portuguesa, generalizou-se a ideia de que ao que é português convém ser descrito como parte do mundo; e que se trata de um assunto de conversa extraordinamente digno. 

Fernando Leal da Costa
A Proposta de Lei 34/XIII para definir e regular os "atos do biólogo, do enfermeiro, do farmacêutico, do médico, do médico dentista, do nutricionista e do psicólogo” é das piores saídas deste Governo.

Maria João Avillez
Da mesma forma que em Roma continua “de serviço” ao que está no exterior dos templos, longe dos corredores do Vaticano, longe da pompa. Francisco escolheu “ir ter” com eles, todos os “eles”. Todos nós

José Crespo de Carvalho
Quem conseguir associar e usar conhecimentos de análise de dados, de web, de programação e que trabalhe dados que não apareçam de fontes estruturadas terá um futuro risonho: falo de "data scientists".

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário