quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O PSD volta à claustrofobia democrática (& uma cunha de Angola no BCP)

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
 
Trump revogou mais uma lei de Obama. Em Maio, a Administração anterior enviou directivas às escolas públicas instruindo que os alunos transgénero deveriam ser autorizados a utilizar as casas de banho e balneários reservadas ao sexo com o qual se identificam. A ordem durou pouco.
No Brasil, demitiu-se o ministro dos Negócios Estrangeiros. José Serra sai invocando problemas de saúde. Mas é já o sétimo ministro de Temer a demitir-se em meses.
David Bowie ganhou dois Brit Awards. O actor que recebeu o prémio por ele, na cerimónia de Londres, reagiu assim: "Se o David pudesse estar aqui, hoje, provavelmente não estaria aqui". 
O F.C. Porto não resistiu a uma “vechia signora”. Uma enorme imprudência de Alex Telles e uma dupla aposta certeira de Massimiliano Allegri colocaram nesta quarta-feira o FC Porto muito perto do KO na Liga dos Campeões. Enquanto isso, aqui ao lado... Valência, sim o Valência, derrotou o Real Madrid.

As notícias de hoje 

Na nossa manchete está esta investigação sobre a forma como um ex-procurador sob suspeita entrou no BCP - na prática, denunciando como o BCP aceitou um pedido vindo de Angola. O banco e equipa de Nuno Amado não são acusados e recusam a tese de favorecimento do seu maior accionista à época, a Sonangol. A Cristina Ferreira detalhou os factos na documentação oficial, as notícias e as explicações no BCP.
Da banca, anote ainda uma mudança na Caixa: Paulo Macedo deixou um só homem com voto de qualidade nas grandes decisões estratégicas. Conclusão: já não serão os não executivos a controlar quem manda (notícia do Negócios).
A propósito da Caixa, o PSD regressou à acusação de "claustrofobia democrática". Na entrevista PÚBLICO/Renascença, Luís Montenegro aponta o dedo a Centeno, a Costa, à maioria de esquerda, a Ferro Rodrigues, também fala dos sms e de Marcelo (poupando-o). Porque o clima está quente, vale a pena ler (e já agora acrescentar isto, sobre o PSD: "Em Lisboa, já precisávamos de ter um candidato na rua".)
O caso dos offshores também tem novidadespromessas de legislação rápida e mais audições para saber o que aconteceu. Marcelo concorda.
Falando nele, eis um aviso do Presidentenão é ajuizado estar sempre a mudar coisas no ensino (direitinho para o ministro e para a intenção de alterar os currículos escolares).
O que vai mudar é a nossa declaração de IRS: fica validado sem intervenção do contribuinte, será devolvido depressa - promessa de Governo. O que afinal não muda é o subsídio para lavagem de carros - o Governo recuou em poucas horas.
Vamos a contas (ao Estado)? A troika ainda não acredita na retoma e está mais preocupada com o malparado, anota o Sérgio Aníbal, cruzando os relatórios que ontem saíram sobre Portugal. Olhando para o da Comissão Europeia, percebe-se que não está muito satisfeita com os progressos. E o FMI avisa: as compras de dívida pelo BCE vão cair mais de 40%.
Outro aviso, que vem de avião"A ANA não quer a Ryanair a voar para o Montijo", diz ao PÚBLICO o presidente da companhia aérea, numa entrevista sobre o novo aeroporto.
E outro, mais grave e sensívelo abandono da dieta mediterrânica está a aumentar casos de cancro do cólon. Leia a Romana Borja-Santos, ela explica bem.
Só para acabar em bem, anote a notícia do jornal ia Católica quer abrir 1000 vagas de Medicina em Cascais. Até 2019. Oxalá.

A ler, a aprender 

O Planeta Terra tem sete novos irmãos - a 40 anos-luz de distância. E diz a Teresa Firmino: "é a primeira vez que se encontram tantos planetas rochosos como o nosso à volta de uma só estrela. Além disso, estão a uma distância dela que permite que a água fique líquida. Anunciada na revista Nature, a descoberta é de uma equipa internacional em que participa uma astrofísica portuguesa". O texto é este. As perguntas e respostas aqui. Um passeio pelos exoplanetas neste link. E ainda a análise que nos leva para mais perto da vida extraterrestre
Esta exposição é como um centro comercial do século XVI. Chama-se Cidade Global e abre hoje em Lisboa. São 250 peças e muitas delas são artigos de luxo. Mostra Lisboa como a capital multicultural de um império comercial a partir do que se podia comprar – e ver – numa das suas ruas. E nela cabem a China, o Japão, a Índia, o Brasil… a ideia é bem interessante, como explica a visita guiada (e comentada) pela Lucinda Canelas. Mas nos últimos dias quase só se falou de uma polémica: afinal, é ou não é autêntica a pintura da Rua Nova dos Mercadores? Foi a que Rossetti comprou, ou não? No nosso Editorial, o Nuno Pacheco aconselha: "uma polémica não desfaz uma exposição. Talvez, no caso, possa até "fazê-la"".
A Argentina mostra-se sem nostalgia (mas não esqueceu Borges). O país organizou uma embaixada de artistas à Arco Madrid como não se via há muito na Europa. Explica-nos a Isabel Salema que, depois de Kirchner, a Argentina quer ser contemporânea - com muita pintura e mantendo a escrita como sagrada.

Hoje na agenda
  • O PSD leva a debate, na Assembleia, a "Reforma do Estado e Acesso aos Serviços Públicos".
  • O Conselho de Ministros deve aprovar os novos estatutos da GNR.
  • Augusto Santos Silva vai a Londres, onde terá um encontro com o homólogo britânico, Boris Johnson, para debater o Brexit e as relações bilaterais.
  • O país lembra Zeca Afonso, que morreu há 30 anos. O Nuno Pacheco já lhe fez aqui uma homenagem - daqui a pouco, em publico.pt, verá muitas mais.

Só mais um minuto 

Conta-nos o Mário Lopes, depois de ter lido uma notícia surpreendente no New York Timesa morte de Warhol poderá ter sido menos inexplicável do que julgávamos
É aqui que se junta o Sérgio B. Gomes à conversa e nos diz: já sabem das 50 imagens de Warhol "livres de utilizar, partilhar ou modificar, mesmo comercialmente"?
E daí vêm cinco jornalistas do PÚBLICO e perguntam: já viu isto? E cada um junta uma sugestão, daquelas boas que andam a correr mundo. Eu, por mim, só lhe acrescentava um cenário - talvez uma destas casas de luxo que agora entraram no Airbnb.
Como vê, não é preciso muito para sorrir. O princípio já aqui está, para o acompanhar 24 horas por dia, com notícias em cima do acontecimento e muitas sugestões à mistura (das boas). Tenha um dia feliz, aproveite-o ao minuto.
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário