A Câmara Municipal de Cantanhede, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra da Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, irão este ano comemorar em Cantanhede o Dia Internacional da Proteção Civil com a realização da Semana Distrital/Municipal da Proteção Civil.
O evento realizar-se-á nos dias 08 a 12 de Março próximo, no Parque Urbano da Quinta de S. Mateus e contempla a realização de uma exposição de meios e valências dos agentes de proteção civil de âmbito distrital e ainda a realização de um conjunto de atividades de sensibilização e informação em matéria de autoproteção e colaboração com as autoridades no âmbito da Proteção Civil.
Tendo como lema “Juntos para a Redução de Catástrofes”, de acordo com o mote definido pela Organização Internacional de Proteção Civil (“together with civil defence against disasters”), a exposição releva a importância da coordenação de esforços entre os serviços de proteção civil e os cidadãos para prevenir e responder de modo eficiente a diferentes situações que comprometam a segurança de pessoas e bens.
Destaca-se em particular o patamar preventivo do sistema de proteção civil e o envolvimento dos cidadãos da comunidade escolar numa cultura de segurança, estimulando a sua participação e a ideia de que a proteção é uma responsabilidade de todos e para todos.