quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Marcelo insiste na investigação a alegada fuga de milhões para paraísos fiscais

Presidente da República também comentou o relatório de Bruxelas que coloca Portugal entre os países com “desequilíbrios económicos excessivos”.
O Presidente da República insiste que a alegada transferência de 10 mil milhões de euros para paraísos fiscais sem tratamento da autoridade tributária merece uma investigação, porque os portugueses não vão entender que alguns não se tenham sacrificado.
Questionado pelos jornalistas à margem de uma visita à Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar da Póvoa de Varzim, que celebra o seu 10º aniversário, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o que se passou entre 2011 e 2014 "merece" ser investigado.
"Se for assim, o que se teria passado entre 2011 e 2014, isso merece ser investigado e merece ser apurado para se tirarem lições para o futuro, porque em tempo de sacrifícios, porque foram muito grandes e alguns continuarão a ser, os portugueses que fizeram esses sacrifícios não percebem facilmente como é que houve alguns, se for esse o caso, uma minoria, que fugiu aos sacrifícios e não contribuiu para o que era do interesse nacional", declarou o Presidente da República.
O jornal “Público” noticiou na terça-feira que quase 10 mil milhões de euros em transferências realizadas entre 2011 e 2014 para contas sediadas em paraísos fiscais não foram nesse período alvo de qualquer tratamento por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira, embora tenham sido comunicadas pelos bancos à administração fiscal, como a lei obriga.
Marcelo Rebelo de Sousa comentou também a análise de Bruxelas à economia nacional, que coloca Portugal entre os países com “desequilíbrios económicos excessivos”.
O Presidente da República defende que se tem de "esperar" e reavaliar dentro de alguns meses as advertências da Comissão Europeia.
"Vamos esperar, porque o que interessa é ver o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] se vai continuar como continuou em Janeiro, como parece que sim ou não (...), vai continuar neste primeiro trimestre, sim ou não. Que evolução é que tem o desemprego, que evolução é que têm as exportações. Isso conjuntamente com o valor final do défice e com a visão sobre o sistema financeiro é que vai ser julgado naquela altura", disse o chefe de Estado.
Marcelo Rebelo de Sousa confirmou ainda que vai receber, sexta-feira, o CDS-PP que solicitou uma reunião para falar da polémica da Caixa Geral de Depósitos e de “situações graves” no Parlamento.
Nesta visita à Póvoa de Varzim, o Presidente da República anunciou que vai atribuir a Ordem de Mérito à Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, porque constitui um exemplo para uma "cultura de segurança no mar".
"O mérito da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar deve ser reconhecido pelo Estado português. As condecorações devem servir também para apontar para o futuro", declarou Marcelo Rebelo de Sousa.
rr.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário