quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

CRIANÇAS DA APCC RECEBERAM OS BRINQUEDOS QUE OS ENGENHEIROS DA CRITICAL SOFTWARE ADAPTARAM PARA QUE ELAS POSSAM BRINCAR

Porque nem todos os brinquedos – muito poucos, na realidade – servem para as brincadeiras de todas as crianças, em particular as que têm dificuldade motoras, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e a CRITICAL Software decidiram tentar fazer alguma coisa.
Nos últimos meses, vários engenheiros trabalharam na adaptação de brinquedos ‘normais’, originalmente oferecidos por muitas dezenas de pessoas numa campanha de recolha iniciada no final de 2016, e hoje (22 de fevereiro) algumas crianças do Jardim de Infância da instituição deslocaram-se à sede daquela empresa para os receber.
Além de conhecerem os ‘Doutores Brinquedos’ da CRITICAL Software, os meninos e meninas da APCC puderam ainda experimentar pela primeira vez as novas brincadeiras, incluindo uma criada de raiz no âmbito deste projeto: um site que simula um aparelho analógico que utilizam regularmente (o ‘Dial Scan’) e que lhes permite comunicar com técnicos e pais através de imagens ou símbolos.
Acessível em http://virtualdialscan.tk, esta versão virtual fica agora disponível para utilização generalizada e gratuita, ‘substituindo’ assim o aparelho original, bastante caro. E, tendo sido desenvolvida em código aberto, qualquer pessoa em qualquer ponto do mundo pode, caso tenha os conhecimentos necessários, acrescentar-lhe funcionalidades.
O encontro de hoje marcou o momento final da primeira fase desta colaboração entre a APCC e a CRITICAL Software, iniciada em novembro do ano passado, que incluiu workshops sobre brinquedos adaptados, visitas mútuas de técnicos, viagens de ida e volta de sacos com brinquedos e horas disponibilizadas pela empresa e retiradas do tempo pessoal dos envolvidos.
Os cerca de 20 brinquedos adaptados neste âmbito passarão agora a integrar o espólio da Oficina do Brinquedo da instituição, podendo ser requisitados por famílias e escolas, presencialmente ou através da Internet (em www.tambemquerobrincar.org).
A Oficina do Brinquedo da APCC tem um vasto conjunto de recursos lúdico-pedagógicos e de estimulação, adaptados ou desenvolvidos de raiz. Dirigida a crianças e jovens com necessidades educativas especiais, disponibiliza brinquedos, jogos, livros, multimédia ou outro material através de um sistema de requisição.
A CRITICAL Software é uma empresa, com sede em Coimbra mas com implantação internacional, especializada no desenvolvimento de soluções de software e serviços de engenharia de informação para o suporte de sistemas críticos orientados à segurança, à missão e ao negócio de empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário