terça-feira, 6 de junho de 2017

Projeto de intervenção social mobilizou população sénior para novos desafios

Cerca de 200 pessoas, com idades compreendidas entre os 60 e os 95 anos, estiveram envolvidas na realização do espetáculo Arte Maior, que decorreu em 3 de junho no Salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede. Foram dez apresentações artísticas nos domínios da dança sénior, teatro e canto, com participação ativa de grupos de utentes de várias IPSS’s do concelho, na sequência de ensaios realizados no âmbito do programa de atividades VIVER+DESAFIOS: Acredite no Potencial Sénior.
Este projeto de carácter gerontológico foi desenvolvido por Christiane Marques, estagiária de Gerontologia Social na Divisão de Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Cantanhede, e o espetáculo Arte Maior foi o corolário do vasto conjunto de ações implementadas. De facto, tratou-se de um convívio entre todos os intervenientes e que teve como momentos altos as apresentações que pessoas idosas preparam para o efeito, com o auxílio dos cuidadores, de Marta Ferreira, dinamizadora do projeto MAISÉMAIS e sob orientação da coordenadora do projeto. Subiram ao palco representantes do Grupo Comunitário de Cantanhede, Grupo Comunitário de São Caetano, Centro Social e Paroquial de São Caetano, Associação Social, Recreativa e Cultural da Camarneira, Comissão de Melhoramentos de Vilamar, Centro Paroquial de Solidariedade Social de Febres, bem como o Grupo Coral Pequenas Vozes de Febres, três turmas do Agrupamento de Escolas Lima de Faria, uma da escola EB1 de São Caetano e da escola EB 2,3 Carlos de Oliveira (Febres).
Das atividades realizadas no âmbito do VIVER+DESAFIOS: Acredite no Potencial Sénior, são de destacar o Flashmob Sénior, realizado em 5 de maio, na Praça Marquês de Marialva, em Cantanhede, com a participação de 40 idosos não institucionalizados em dois programas de estimulação física através da dança, à semelhança daqueles que foram dinamizadas, durante 5 meses, em sessões semanais para os utentes de várias instituições de solidariedade social.
Paralelamente, esteve patente ao público na Biblioteca Municipal a exposição “Qual Seria a Sua Idade se não Soubesse que Idade Tem?”. No total eram mais de 60 imagens de pessoas seniores que, individualmente ou em grupo, deixam transparecer uma atitude de confiança perante a vida, mitigando o efeito da idade com uma postura positiva e de disponibilidade para novos desafios.
Por outro lado, além de campanhas de sensibilização sobre A Velhice e o Processo de Envelhecimento junto das escolas e da população em geral, o projeto contemplou a conceção e planificação de ações necessárias para criação de uma sala de snoezelen em Cantanhede, equipamento que assenta num conceito de terapia baseado em estimulação multissensorial para diferentes públicos-alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário