terça-feira, 6 de junho de 2017

Câmara de Albergaria-a-Velha desenvolve atividades sobre sustentabilidade ambiental nas escolas


Cerca de 1300 crianças e jovens, do Pré-escolar ao 3.º Ciclo, estão a participar num conjunto de atividades de promoção da sustentabilidade ambiental, desenvolvidas no âmbito do Programa Municipal de Educação do Município de Albergaria-a-Velha. Jogos didáticos, ações com plantas e animais, reciclagem de pilhas e um Biocamp fazem parte do projeto, que visa incutir nos mais novos a vontade de preservar o meio ambiente e aprender hábitos mais sustentáveis.

  Para as crianças mais novas, a Câmara Municipal propõe os jogos “Onde Está o Erro” e “Roda e Joga”, dinamizados pela BioRumo, e nos quais os participantes são confrontados com diversas situações do dia a dia relacionadas com o consumo de energia, a reciclagem, entre outras, sendo incentivadas a descobrir e a adotar os comportamentos mais corretos para o meio ambiente.

No âmbito do projeto, os alunos do 2.º Ciclo têm a oportunidade de construir um herbário, uma estrutura onde se guarda uma coleção de plantas, de forma a serem estudadas. Dinamizada pela Associação BioLiving, sediada em Frossos, a atividade realça a importância da preservação e estudo da flora, aguçando a curiosidade dos estudantes pela biodiversidade existente no local onde habitam. A Bioliving irá realizar, nos dias 13 e 14 de junho, o Biocamp, um acampamento científico que visa fomentar o conhecimento da flora e fauna autóctone. Ao longo dos dois dias, 73 alunos do 8.º ano estarão acampados no Parque dos Moinhos de Ribeira de Fráguas, participando em passeios interpretativos e jogos que envolvem o estudo de plantas e animais.

 O projeto de promoção da sustentabilidade ambiental do Programa Municipal de Educação inclui também uma campanha de recolha de pilhas e acumuladores portáteis. Uma iniciativa que pretende relembrar a população escolar sobre a importância da reciclagem para a preservação do ambiente, evitando que lixos perigosos, como pilhas e baterias, sejam depositadas em locais impróprios. Durante a recolha nas escolas, feita pelos serviços da Câmara Municipal, os recipientes serão pesados, sendo publicado, no final do ano letivo, um mapa com o peso angariado por cada escola.

Nas diferentes atividades, participam crianças e jovens dos dois Agrupamentos de Escolas do Concelho, bem como do Colégio de Albergaria. Os estabelecimentos participantes do Agrupamento de Albergaria são as Escolas Básicas de Albergaria-a-Velha, de São João de Loure e a EB1 da Igreja. Do Agrupamento de Escolas da Branca estão envolvidos alunos dos Jardins de Infância e escolas básicas de Albergaria-a-Nova, Fradelos, Campo e Souto. Participam ainda o Jardim de Infância de Telhadela, o Centro Escolar das Laginhas e a Escola EB 2,3 da Branca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário