Para encerrar as atividades comemorativas do 30º aniversário o CEARTE vai realizar quarta-feira dia 7 de junho, um grande evento cultural na Antiga Igreja do Convento de S. Francisco, no qual participarão mais de 300 pessoas entre representantes de entidades oficiais - Presidentes das Câmaras Municipais de Coimbra, Alvaiázere e Miranda do Corvo, Presidente do Conselho Diretivo e Delegado Regional do IEFP, IP, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Delegação Regional da Cultura do Centro, Turismo do Centro, Diretores de Centros de Emprego e Formação Profissional, entidades parceiras do CEARTE, antigos e atuais membros dos Órgãos Sociais, formandos e ex-formandos.
O evento assinala o relevante trabalho do CEARTE na área da qualificação e valorização dos artesãos portugueses e, desse modo, na afirmação do artesanato e do património, enquanto elementos fundamentais para a afirmação do território, para o desenvolvimento sustentado do tecido económico e social, para a criação de emprego e riqueza e para a defesa e projeção da identidade de cada região e do país.
Para além da sessão solene, terá 4 grandes momentos:
  1. Exposições "30 anos do CEARTE", " Startups no Artesanato", “Empreendedorismo social e criativo” e "Produções Artesanais Certificadas", instaladas nos altares laterais da igreja, mostram, através de peças, como a ação do CEARTE acrescenta valor aos produtos tradicionais e endógenos, dando um enquadramento ímpar ao artesanato português que hoje se apresenta sofisticado, criativo e apelativo. Mostra ainda trabalhos de startups no artesanato recentemente lançadas e 4 projetos de empreendedorismo social e criativo que visaram a criação de iniciativas económicas, solidárias e sustentáveis com vista ao combate à exclusão social através da criação de emprego: CRIARTE – Manufatura de produtos tradicionais têxteis e brinquedos didáticos para crianças com baixa visão promovido por mulheres residentes nos bairros sociais da Rosa e do Ingote em Coimbra; Ergue-te – Produtos de marca registada manufaturados por mulheres em percurso de inserção social; Sabão com Arte – negócio social na área do fabrico e comercialização de sabão artesanal promovido por jovens NEET provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis; Trabalho pro Boneco - Conceção, manufatura e comercialização de espetáculos e brinquedos promovido por jovens NEET do concelho de Valongo
E ainda a Exposição “produtos artesanais certificados”: Mostra 11 produções artesanais portuguesas certificadas – desde Bordado de Castelo Branco a Olaria de Barcelos, num sistema que visa promover a genuinidade e qualidade das produções tradicionais, salvaguardando o artesanato português da contrafação e da concorrência desigual de produtos similares que, muitas vezes, usurpam o nome e o prestígio dos que são genuínos confundindo o próprio consumidor.
  1. 30 anos a Empreender com raízes no passado e asas de futuro
Nos últimos 30 anos, potenciando as qualificações e as competências da formação, o CEARTE ajudou milhares de jovens e adultos a integrar, com sucesso, o mercado de trabalho.
Muitos, associando as suas capacidades empreendedoras às oportunidades do setor do artesanato, arriscaram a criação de empresas, encontrando nas artes e ofícios a realização profissional e o seu futuro.
Exemplificamos com 30 unidades produtivas artesanais de sucesso, demonstrativas de tantas outras, criadas nestes 30 anos e que, para além de constituírem o modo de vida de muitas famílias, renovaram e modernizaram o sector do artesanato e contribuíram, à sua escala, para a construção de um país mais moderno e mais coeso socialmente, ancorado nos seus recursos patrimoniais, identitários e diferenciadores.
Além do visionamento teremos testemunhos em direto de pessoas formadas no CEARTE e que têm hoje os seus ateliers sendo reconhecidos a nível nacional pelo seu trabalho no artesanato – exemplo Isabel Lacerda formanda de 1987 e com empresa criada na área da cerâmica com grande projeção.
3. Lançamento do livro “CEARTE 30 anos Memória e Futuro”
Este livro que vai ser apresentado e oferecido aos participantes procura sistematizar um pouco da história do Centro e perspetivar algumas pistas de futuro. É singular porque é escrito não “por um autor” mas sim a “muitas mãos”. São 60 as pessoas/cearteanos que deram o seu contributo, desde o fundador aos formandos.
Nele comprova-se como as mudanças significativas que o artesanato conheceu nos últimos anos têm o cunho do CEARTE. De facto, o trabalho continuado e sustentado na evolução dos modos de aprendizagem e da formação profissional, a organização e regulamentação, o reconhecimento e acesso à profissão foram decisivos nos caminhos da qualificação, inovação e modernização que o setor e os seus profissionais estão hoje a trilhar.
4. Desfile de moda “Recriar Tradições”
Para além desta cerimónia solene também no dia 7 de junho pelas 21h30, e com o objetivo de dar a conhecer a toda a cidade uma parte do trabalho do CEARTE, o Centro realiza no âmbito da Feira Cultural no Parque Verde o Desfile de Moda “Recriar Tradições” onde desfilam 40 coordenados concebidos e executados na formação do CEARTE, alguns dos quais vencedores de prémios nacionais e internacionais, que mostram como, valorizando as matérias-primas tradicionais e o saber fazer artesanal se obtêm roupas e acessórios inovadores de elevada qualidade técnica e estética, compondo looks sofisticados de peças únicas, com valor patrimonial e identitário muito forte.
Breve descrição das atividades mais relevantes – 7 de junho
Convento S. Francisco em Coimbra entre as 10h00 e as 13h00

  1. Multimédia: 30 anos a Empreender com raízes no passado e asas de futuro
Nos últimos 30 anos, potenciando as qualificações e as competências da formação, o CEARTE ajudou milhares de jovens e adultos a integrar, com sucesso, o mercado de trabalho.
Muitos, associando as suas capacidades empreendedoras às oportunidades do setor do artesanato, arriscaram a criação de empresas, encontrando nas artes e ofícios a realização profissional e o seu futuro.
Exemplificamos com 30 unidades produtivas artesanais de sucesso, demonstrativas de tantas outras, criadas nestes 30 anos e que, para além de constituírem o modo de vida de muitas famílias, renovaram e modernizaram o sector do artesanato e contribuíram, à sua escala, para a construção de um país mais moderno e mais coeso socialmente, ancorado nos seus recursos patrimoniais, identitários e diferenciadores.
São a mostra de pessoas que não se resignam, que acreditam, que apostam na identidade como selo distintivo das suas produções na busca do sucesso, com raízes no passado mas com asas de futuro.
Além do visionamento teremos testemunhos em direto de pessoas formadas no CEARTE e que têm hoje os seus ateliers sendo reconhecidos a nível nacional pelo seu trabalho no artesanato – exemplo Isabel Lacerda formanda de 1987 e com empresa criada na área da cerâmica com grande projeção

  1. Projetos de empreendedorismo social e criativo
O combate à exclusão social através do estímulo à criação de emprego e melhoria das condições de empregabilidade tem levado as entidades de solidariedade social a promoverem o desenvolvimento de projetos que visam a criação de iniciativas económicas solidárias e sustentáveis.
A consciência da dificuldade que a economia de mercado tem em encontrar respostas adequadas para problemas relevantes como a exclusão social juntou o CEARTE à Caritas Diocesana de Coimbra, ao ERGUE-TE – Equipa de intervenção social, ao CEIFAC - Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra e ao Centro Social de Ermesinde no desenvolvimento de 4 projetos de empreendedorismo social e criativo:
CRIARTE – Manufatura de produtos tradicionais têxteis e brinquedos didáticos para crianças com baixa visão promovido por mulheres residentes nos bairros sociais da Rosa e do Ingote em Coimbra
Ergue-te – Produtos de marca registada manufaturados por mulheres em percurso de inserção social
Sabão com Arte – negócio social na área do fabrico e comercialização de sabão artesanal promovido por jovens NEET provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis
Trabalho pro Boneco - Conceção, manufatura e comercialização de espetáculos e brinquedos promovido por jovens NEET do concelho de Valongo
De uma forma conjunta e participada o CEARTE colaborou na dinamização destes projetos contribuindo para a capacitação dos beneficiários finais através da aquisição de competências tecnológicas e sociais e apoiando a criação do negócio, o desenvolvimento de produtos, a criação de marcas e apoio à comercialização de produtos.
Para a construção uma sociedade humanista, coesa e solidária
3. Exposição produtos artesanais certificados
Mostra 11 produções artesanais portuguesas certificadas – Bordado de Castelo Branco, Bordado de Guimarães, Bordado de Tibaldinho, Bordado de Viana do Castelo, Figurado de Barcelos, Junça de Beselga – Penedono, Lenços de Namorados do Minho, Olaria de Barcelos, Rendas de Bilros de Vila do Conde, Tapete de Arraiolos de Portugal, Traje à Vianesa - Viana do Castelo, num sistema que visa promover a genuinidade e qualidade das produções tradicionais, salvaguardando o artesanato português da contrafação e da concorrência desigual de produtos similares que, muitas vezes, usurpam o nome e o prestígio dos que são genuínos confundindo o próprio consumidor.
O CEARTE, prestando assessoria especializada ao IEFP, desempenha um papel central no âmbito deste sistema, assegurando designadamente a apreciação técnica dos cadernos de especificações apresentados pelas entidades promotoras, que submete a parecer vinculativo da Comissão Consultiva para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais, e efetuando depois o acompanhamento da implementação dos vários processos de certificação.

 CERTIFICAR | VALORIZAR | PROTEGER
4. Start-up no artesanato
Exposição que mostra diversos projetos e start-up’s criadas recentemente na área do artesanato
O artesanato é hoje uma  opção de vida  para muitos jovens e adultos  que procuram no sector uma fonte de rendimento e de emprego associada a uma profissão de paixão  que incorpora cultura, criatividade, conhecimento e identidade e que permite executar produtos diferenciados e de elevado valor acrescentado.
O CEARTE, além de formar novos artesãos enquanto profissionais altamente qualificados, detentores de um sólido saber-fazer resultado de aprendizagens muito qualificantes, aposta no empreendedorismo, capacitando os jovens e adultos para a criação do próprio emprego.
Além da formação o centro presta apoio/consultoria ao projeto de cada empreendedor  com consultores especializados, sem custos e de forma adaptada às suas ideias.
São muitos os que encontram assim um caminho para as suas vidas, de que são exemplo os projetos que aqui se apresentam, tendo todos eles usufruído dos serviços de apoio e consultoria do CEARTE AID Lab’s.
 Na Feira Cultural no Parque Verde em Coimbra – dia 7 pelas 21h30
5.  Desfile de moda “Recriar Tradições”
Desfilam 40 coordenados concebidos e executados na formação do CEARTE, alguns dos quais vencedores de prémios nacionais e internacionais (como o Concurso Internacional de Criadores de Moda “Lenços de Namorados, Escritas de Amor”) que mostram como, valorizando as matérias-primas tradicionais e o saber fazer artesanal se obtêm roupas e acessórios inovadores de elevada qualidade técnica e estética, compondo looks sofisticados de peças únicas, com valor patrimonial e identitário muito forte.