sábado, 6 de janeiro de 2018

História líquida e outras histórias


P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  

Chegamos ao primeiro sábado do ano da graça de 2018 e temos para si uma viagem que começa… há mais de dois milénios. Vamos Nilo acima, de Luxor a Assuão, navegando em história líquida, com vista para a história pétrea. A Andreia Marques Pereira foi a sortuda de serviço: embarcou no MS Amarco I e deixou-se esmagar pelos templos colossais, pelas divindades egípcias e pela faixa verdejante que rasga o ocre do deserto. A principal conclusão a que chegou foi esta: “No Vale do Nilo somos intemporais.” A história completa – mais o bónus de um hotel lendário – está aqui. E é para ler devagar, ao sabor da maré do rio.
Por falar em sabores, avançamos agora para os que serve Pedro Marmelo, o protagonista da semana. Em Outubro passado, foi este portalegrense de 31 anos que venceu o Campeonato Nacional de Baristas (spoiler!) – e foi também ele que contou à Rute Barbedo que, “há cinco anos, quando começou a estudar na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, pouco sabia de café”. O final desta história já sabe qual é, mas convido-o a conhecer mais detalhes.
De Portalegre até ao Ameixial é só mais um pulinho – ou uns passinhos, se preferir. A Mara Gonçalves levanta a ponta do véu sobre o que vai ser o Walking Festival Ameixial, que vai decorrer naquela aldeia algarvia no último fim-de-semana de Abril. As memórias, os costumes e a economia de uma pequena aldeia perdida na serra do Caldeirão preservam-se, assim, “de passeio em passeio por uma paisagem de cerros e ribeiros”. Anote na agenda, vai valer a pena.
Como também vale a pena pensar numa visita ao Hotel Parque Serra da Lousã. Que, na verdade, é muito mais que um hotel, como constatou o Tiago Ramalho: há natureza a rodos, animais à solta (lamas e lontras, para dar só dois exemplos), boa mesa e ainda um templo onde há lugar para qualquer religião. Vamos?
Vamos, vamos, vamos de carro com a Carla B. Ribeiro, que hoje começa a passar em revista os finalistas do Troféu Carro do Ano 2018. Arrancamos com os candidatos a ecológico do ano. Quem sabe se não é a bordo de um deles que nos aventuramos até Ronda, a cidade andaluza que apaixonou Hemingway e na qual Orson Welles desejou morrer? O Sousa Ribeiro foi à frente, para nos abrir caminho.
Por hoje é tudo – e já não é pouco. Aproveito a boleia para lhe desejar um excelente 2018, cheio de coisas boas. Incluindo boas viagens. Ah!, e não se esqueça de ir sempre passando por aqui. Até para a semana! 

Vale a pena voltar aqui



Dez novos restaurantes para 2018

Alguns abriram nos últimos dias de 2017, outros preparam-se para inaugurar em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário