sábado, 6 de janeiro de 2018

Manhã de sábado: Centeno pediu lugares para o Benfica-Porto

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Pedido para dois lugares na bancada presidencial: um para ele próprio e outro para o filho. Gabinete do ministro confirma, mas alega razões de "segurança". Pedido acontece depois do Galpgate.
Em menos de um mês, rebentaram dois escândalos que envolvem os responsáveis de IPSS -- e alegados crimes de desvio e apropriação de dinheiros públicos. O que têm em comum Raríssimas e "O Século"?
A carta que revela todo o esquema de adoções ilegais da IURD foi enviada ao Tribunal de Menores em 2003. PGR vai investigar "eventuais responsabilidades dos magistrados".
A proposta não faz parte da moção de estratégia, mas é posta em cima da mesa em entrevista ao Público e à Renascença. E sobre o debate com Santana? "Não gostei", admite o candidato à liderança do PSD.
O candidato a líder do PSD diz que, ao contrário do adversário, faz obra em vez de falar. Em entrevista ao Expresso, Santana cola Rui Rio aos socialistas e acusa-o de ter "visão paroquial".
Apoiantes de Rio queriam ouvir ministro, já para a semana, sobre o negócio da Santa Casa/Montepio, que envolve Santana Lopes. Vieira da Silva não quis e empurrou data para depois das eleições do PSD.
O PERES (Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado), lançado em 2016, e as medidas de apoio a concelhos afetados pelos fogos explicam saída de 4.200 devedores da lista "negra" do fisco.
André Villas-Boas é treinador de futebol mas vai cumprir o sonho de participar no Dakar. Estranho? Nem por isso: em 40 anos de prova, tivemos elementos de famílias reais, artistas e filhos de famosos.
Viveu grande parte da juventude no Estoril e viu o irmão mais novo morrer aos 14 anos, vítima de um disparo acidental. Juan Carlos reinou durante quase 40 anos. Esta sexta celebra 80 de vida.
A infância no Estoril. A morte do irmão. O casamento. A coroação. O golpe de Estado que derrotou. O caso amoroso que durou 18 anos. O "Por qué no te callas?", atirado a Hugo Chávez. E a abdicação.
Tem 23 milhões de dígitos e valeu ao engenheiro da FedEx que o descobriu um prémio de 2.500 euros. "M77232917" nasceu de um programa gratuito. E é mais especial do que parece. 

Comer/Ver/Fazer

Manuel Lourenço é o Primeira Dama e Lena d’Água não precisa de apresentações. Apesar dos 40 anos que os separam, tocam juntos este sábado na Galeria Zé dos Bois, perto um de outro, como eles gostam. 

Três produtores de cerveja artesanal em Marvila -- Musa, Dois Corvos e Lince -- juntaram-se para promover a "sua" zona da cidade de Lisboa. Este sábado, 6 de janeiro, celebram o Dia de Reis em grande.

A dieta mediterrânica caiu para o segundo lugar na lista das melhores dietas do mundo. Algumas nem o obrigam a esquecer as sobremesas. Escolha a sua dieta para 2018. 

A nova realização do autor de "A Lagosta", a fita de e com Dave Franco sobre "The Room", um dos piores filmes já feitos, e "Jogo da Alta Roda", são as escolhas de Eurico de Barros esta semana. 

O argumentista Aaron Sorkin estreia-se a realizar com a história real de Molly Bloom, a chamada "princesa do poker", interpretada por Jessica Chastain. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas. 

O Washington Post selecionou os 12 melhores vinhos do ano, tendo em conta a relação preço-qualidade. Em terceiro lugar está um tinto português que dizem ser uma verdadeira "pechincha". 

O DOC em Armamar é o restaurante português mais bem classificado no ranking mundial do TripAdvisor em 2017. Vai daí, almoçámos entre o rio e as vinhas antes da inevitável entrevista ao chef. 

É o eterno dilema dos saldos: investir em peças básicas e intemporais ou alinhar o guarda-roupa com as tendências da estação? Na dúvida, damos-lhe os dois. São 50 peças para comprar nos saldos. 

A nova zona de restauração do El Corte Inglés já abriu e reúne no último piso da loja 17 restaurantes - seis deles de chefs estrelados nacionais e internacionais - e um supermercado gourmet. 



Opinião

Alberto Gonçalves
O futebol falado atrai tanta gente por ser simples e permitir a criaturas igualmente simples a ilusão de que dominam um tema. Nas tretas da bola, os clichés dão pontos e a vergonha é conceito obscuro.

Ruth Manus
As pessoas passaram a identificar-se mais pelos seus sentimentos negativos do que pelos positivos. É como se odiar ou não suportar coisas lhes desse mais credibilidade do que amar ou gostar de algo.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Um ex-grão-mestre do Grande Oriente Lusitano disse que “se um católico for maçon será, certamente, melhor católico. E se for um bom católico virá a ser, seguramente, um maçon exemplar”. Será assim?

Rui Ramos
O debate na RTP entre Rio e Santana reduziu a sucessão de Passos no PSD a um único tema: pode esta eleição no PSD ajudar a criar ambiente para o fim de uma era na investigação criminal em Portugal? 

João Marques de Almeida
Mais de de 40 anos depois do 25 de Abril, não estará na altura do PSD e do CDS de cuidarem dos seus? Se continuarem a não fazê-lo, outros o farão. E aí é que Portugal será mesmo um país de esquerda. 

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário